Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Festival do Rio terá exposição sobre Roman Polanski

Roman Polanski. Ator. Diretor, que abre no próximo domingo, 26, mostra fotos que recontam a carreira do cineasta em ordem cronológica

Da redação Publicado em 24/09/2010, às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exposição <i>Roman Polanski. Ator. Diretor</i> abrirá no Rio de Janeiro neste domingo - AP
Exposição <i>Roman Polanski. Ator. Diretor</i> abrirá no Rio de Janeiro neste domingo - AP

Depois de receber visitantes na Polônia, Alemanha, Reino Unido e São Paulo, a exposição Roman Polanski. Ator. Diretor chega ao Brasil no próximo domingo, 26, como parte da programação do Festival do Rio 2010. A carreira do cineasta será relembrada por meio de fotografias e stills de seus filmes. As imagens têm a intenção de remontar a trajetória de Polanski na sétima arte de forma cronológica, segundo informações divulgadas em um comunicado oficial.

Estão representados desde os filmes que ele realizou na época que estudava na Escola de Cinema de Lodz, na Polônia, até os trabalhos mais atuais, passando por clássicos como os vencedores do Oscar Chinatown e O Bebê de Rosemary. A curadoria da exposição é de Urszula Groska.

A programação traz ainda debates sobre sua obra (veja a programação abaixo), além de fotos e uma apresentação multimídia que mostra o lado ator de Polanski.

Nos próximos dias 26, 28 e 30 de setembro e em 1º de outubro haverá também a exibição de curtas feitos pelo franco-polonês. O público poderá assistir gratuitamente Assassinato, Dois Homens e um Guarda Roupa, Lâmpada, Quando Caem os Anjos, Sorriso e Vamos Arrombar a Festa e, ainda, o longa-metragem Roman Polanski, de Ale Primo.

Festival do Rio

O maior festival de cinema da América latina, o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, começou na última quinta, 23 e vai até o dia 7 de outubro. Este ano, o evento comemora sua 12ª edição e exibe mais 300 filmes divididos em 15 mostras temáticas que vão de ecologia ao mundo gay na sétima arte.

Em 2010, o país que recebe homenagem é a Argentina: dez produções do país vizinho foram selecionadas para serem mostradas ao público carioca. Os cineastas Bruno Dumont e Amos Gitai também são destaque, a programação traz retrospectivas de suas carreiras.

Além disso, 17 longas e 21 curta-metragens nacionais estão na disputa pelo Trofeu Redentor na mostra competitiva. Veja a lista completa e mais informações sobre o Festival do Rio no site oficial do evento.

Programação de debates

26 de setembro - Os críticos de cinema e jornalistas Rodrigo Fonseca e Mario Abbade discutem "O mal em Polanski"

28 de setembro - A jornalista e roteirista Susana Schild fala sobre "O cinema de Polanski. Transgressão, perversão, diversão: as muitas faces de um rebelde"

29 de setembro - A diretora de teatro Celina Sodré fala sobre "O segundo Original", que discute as adaptações em teatro que transformaram seus originais.

1º de outubro - Luiz Lessa Lacerda apresenta "O figurino nas obras de Polanski"

3 de outubro - O crítico de cinema Luiz Fernando Gallego apresenta a palestra "Polanski: um estrangeiro e os estranhos como "facas na água"

Exposição Roman Polanski. Ator. Diretor

De 26 de setembro a 5 de outubro, das 10h às 20h

Centro Cultural da Ação e da Cidadania - Av. Barão de Tefé, 75 - Centro

Entrada franca

Informações: www.riomarket.com.br