Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Festival El Mapa de Todos cresce em número de público

Evento começou com shows de Esteban, Apanhador Só e Algodón Egípcio, entre outros

Cristiano Bastos, de Porto Alegre Publicado em 07/11/2012, às 23h31 - Atualizado às 23h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodrigo Tavares e o projeto Esteban no festival El Mapa de Todos - Belisa Giorgis/Divulgação
Rodrigo Tavares e o projeto Esteban no festival El Mapa de Todos - Belisa Giorgis/Divulgação

Nesta terça, 6, a primeira noite do El Mapa de Todos, festival voltado para a integração iberoamericana na área da música e da cultura digital, em Porto Alegre (RS), mostrou que a maratona cresceu evidentemente em número de público. Em sua terceira edição, o festival está se consolidando como o principal evento desse tipo no Brasil, somando-se conceitualmente a festivais Rock al Parque, na Colômbia, Vive Latino, no México, e Ciudad Emergente, na Argentina.

A exemplo dos anos anteriores, bandas brasileiras dividem o palco do tradicional Bar Opinião com formações, além do Brasil, vindas do Peru, México, Venezuela, Chile, Argentina e Uruguai. São 15 grupos no total e, destes, sete são estrangeiros.

A curadoria do festival é do produtor Fernando Rosa, o Senhor F., que, segundo ele, busca compor na programação um “mosaico musical ao mesmo tempo ilustrativo e atraente para o público local”.

Desde o início, o festival, cuja primeira edição foi realizada em Brasília, em 2008, teve a ambição de contemplar música e ideias. Este ano, além dos shows, o evento segue na Casa de Cultura Mario Quintana com o seminário Integração pela Música, que discutirá, entre outros temas, as políticas públicas e o papel do Estado na promoção do intercâmbio cultural-musical.

Entre as atrações da primeira noite, a banda brasileira Fábrica do General Bonimores, com sua proposta sonora de vanguarda, abriu o festival. O sexteto, que mostrou influências de Beatles, The Strokes e Eric Clapton, agradou ao público que, no começo da noite, começou a encher a casa. Foram sucedidos pelo venezuelano “Cheky” Bertho, membro do grupo caraquenho Jóvenes y Sexy, que veio com a seu projeto solo “homem-banda” intitulado Algodón Egípcio. Foi ele quem de o tom, por assim dizer, mais exótico da noite.

Mas quem arrastou maior número de público, certamente, foi o projeto Esteban, do ex-Fresno Rodrigo Tavares. O músico apresentou as músicas do primeiro álbum, iAdiós, Esteban!, o qual foi lançado primeiramente em download gratuito em seu site oficial. No Esteban, Tavares revelou um trabalho de musicalidade extremamente orgânica, e sem o peso das guitarras, bastante diferente de sua ex-banda. A proposta foi muito bem recebida, assim como as bandas Franny Glass & Banda, do Uruguai, e Apanhador Só, de Porto Alegre, que possui um púbico crescente e um repertório que se torna cada vez mais conhecido.

O El Mapa de Todos acontece até quinta-feira, 8.