Festival em SP traz Vanguart e Garotas Suecas

Forgotten Boys, Cérebro Eletrônico e Los Porongas completam o line-up da maratona de rock que começa nesta sexta, 24, no Teatro Santa Cruz

Da redação Publicado em 25/04/2009, às 11h40

A nova geração do rock brasileiro toma de assalto o Teatro Santa Cruz, em São Paulo, a partir desta sexta, 24. O evento Rock no Santa Cruz se estende até domingo, 26, e traz cinco bandas em ascensão no cenário independente: Vanguart, Garotas Suecas, Forgotten Boys, Cérebro Eletrônico e Los Porongas.

Vanguart ganhou dia próprio, no sábado. Nativa de Cuiabá, Mato Grosso, a banda já deixa para trás o acompanhamento de praxe - o de ser "uma das maiores revelações do rock independente na década" - para se estabelecer como nome grifado do rock nacional via Universal, selo pelo qual lança o DVD Multishow Registro Vanguart. Formado por Hélio Flanders (vocais, violão, gaita), Reginaldo Lincoln (baixo), David Dafré (guitarra), Douglas Godoy (bateria) e Luiz Lazzaroto (teclado), o grupo mostrará no repertório faixas como "Semáforo", "Cachaça" e "Mexico Dear Blues". Um dos destaques do DVD também será apresentada ao vivo: a versão de acento folk para "O Mar", de Dorival Caymmi, morto em agosto de 2008.

Forgotten Boys é o show de abertura do festival. Surgida no final dos anos 1990 como um duo (Gustavo Riviera e Arthur Franquini) descontente com a cena roqueira do Brasil, a banda vem em formação repaginada. Com a saída do guitarrista Chuck em janeiro, o Forgotten Boys trouxe Paulo Kishimoto (teclado) e Zé Aurélio (percussão) para se juntar a Gustavo (guitarra e vocal), Zé Mazzei (baixo) e Flávio Cavichioli (bateria e percussão). Em 12 anos de estrada, o grupo já abriu shows nomes como Marky Ramone and the Intruders e New York Dolls (que cancelou show neste sábado, 25, em São Paulo).

O primeiro dia fecha com Garotas Suecas, sexteto paulistano que dá uma pausa na turnê pelos Estados Unidos - pela qual ganhou citações em veículos como a revista britânica Time Out, o site da revista Spin (que pôs o grupo entre entre os 20 melhores shows do festival South By Southwest) e o jornal The New York Times. O show de sexta trará repertório calcado no EP Garotas Suecas.

O domingo começa com Los Porongas, responsáveis por colocar a cena de rock nativa do Acre no mapa, como assim o fez o mangue beat pelo Recife nos anos 1990. O show faz parte da turnê de lançamento do DVD Toca Brasil, gravado, ano passado, no Itaú Cultural de São Paulo.

Caberá ao paulista Cérebro Eletrônico mandar os últimos acordes do Rock no Santa Cruz. Incluído entre os 25 melhores discos nacionais de 2008 pela Rolling Stone, o grupo liderado por Tatá Aeroplano apresenta canções dos dois álbuns, Onda Híbrida Ressonante e Pareço Moderno, que colocam no mesmo balaio influências do tropicalismo, Rita Lee, Raul Seixas, Pato Fu, Júpiter Maçã, André Abujamra e Sérgio Sampaio.

Rock no Santa Cruz

24 a 26 de abril

Teatro Santa Cruz - Rua Orobó, 277 - Alto de Pinheiros

Horário: 21h (sexta e sábado) e 20h (domingo)

R$30,00 e R$15,00 (meia entrada)

Informações: 11 3024-5191

Programação

24 de abril (sexta)

Forgotten Boys

Garotas Suecas

25 de abril (sábado)

Vanguart

26 de abril (domingo)

Los Porongas

Cérebro Eletrônico