Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Festival Multiplicidade une Cao Guimarães e dupla O Grivo no Rio

Primeira apresentação da quinta temporada do projeto terá apresentação ao vivo de duo experimental mineiro ilustrando produções visuais do cineasta brasileiro; evento acontece no dia 28 de maio, às 19h30

Da redação Publicado em 27/05/2009, às 19h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Festival Multiplicidade>Imagem_Som_inusitados estreia nova temporada nesta quinta, 28, no Rio de Janeiro. Usando imagens das produções do cineasta brasileiro Cao Guimarães, o projeto trará a dupla mineira O Grivo para ilustrar musicalmente a mostra.

A única apresentação na capital carioca terá 40 minutos de duração e contará com a exibição de curtas e filmes de Guimarães - essencialmente sobre "o que não se vê, não se ouve ou não se compreende" - e com a performance ao vivo do duo formado por Marcos Moreira e Nelson Soares. Baseados no som proveniente de objetos simples, como latas velhas e copos de cristal, os dois músicos fazem improvisações em "instrumentos" criados por eles mesmos.

"A imagem e o som são dois elementos imprescindíveis para o cinema. A arte cinematográfica é mutável, e precisamos explorar os circuitos, como bienais, museus e festivais, para renovar a linguagem do cinema", afirmou o cineasta, também artista plástico, em comunicado à imprensa.

Com curadoria de Batman Zavareze, o festival tem caráter experimental e busca criar diferentes perspectivas artísticas no som e na imagem através de novas tecnologias. "O Multiplicidade serve de laboratório para os artistas e o público. Antes, via-se Cao nas telas e ouvia-se o som do O Grivo e agora a situação irá se inverter: veremos a banda em ação com o vídeo de pano de fundo", explicou o idealizador e diretor do projeto.

Entre 2005 e 2008, o Multiplicidade realizou mais de 50 apresentações, com nomes como Tom Zé, Arnaldo Antunes, Raul Mourão, Walter Alfaiate, Peter Greenaway e Chelpa Ferro. Em 2009, o projeto pode migrar para São Paulo e outras capitais brasileiras.

Festival Multiplicidade>Imagem_Som_inusitados

28 de maio, às 19h30

Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo - Rio de Janeiro

R$15