Festival Tensamba leva o Brasil para as Ilhas Canárias

Sétima edição da maratona musical tem shows de João Donato, Joyce , Roberto Menescal, dos DJs Tahira e Marcelinho da Lua, entre outros

Por Bruna Veloso, de Puerto de La Cruz, Ilhas Canárias Publicado em 08/05/2010, às 18h03

Grupo Maracatu 4.1 deu início ao evento Brasilectro, dentro da programação do festival Tensamba

Ver Galeria
(2 imagens)

Não há como duvidar do alcance da música brasileira ao redor do mundo - e o Festival Tensamba, que chega à sua sétima edição, é o exemplo de que não importa o lugar no globo: sempre haverá ouvidos para a produção nacional. Tendo como berço as Ilhas Canárias, território espanhol localizado a 300 quilômetros da costa africana, a maratona musical estende-se ano a ano, esperando atingir, em 2010, um público total de 20 mil pessoas (entre eventos nas Ilhas, Madri e Barcelona), segundo estima o brasileiro Pedro Autuori, um dos organizadores do evento.

A programação teve início em 16 de abril, em Santa Cruz de Tenerife, capital de Tenerife, a principal ilha do arquipélago. Neste sábado, 8 de maio, quem confere o festival - que engloba, além de apresentações musicais, gastronomia, oficinas e cinema - é o público de Puerto de La Cruz, com apresentação gratuita dos DJs brasileiros Pureza, Tahira e Marcelinho da Lua, além do DJ local Ivam.

Por entre as ruelas do centro do município misturam-se construções novas, tomadas pelo comércio, e diversas casas antigas, todas com sacadas de madeira, uma característica da arquitetura canária. É na Plaza Del Muelle (Praça do Cais, em espanhol), localizada nesse centro e beirada pelo Oceano Atlântico, que está montado o palco no qual os DJs se apresentam neste sábado. Além dos habitantes de Puerto de La Cruz (em dados de 2004, cerca de 30 mil), muitos turistas devem assistir aos sets, já que as Ilhas Canárias são um importante destino turístico para os europeus - no caso de Puerto, principalmente os alemães.

A semelhança da temperatura com o Brasil - o verão ainda não chegou ao hemisfério norte, mas por aqui a temperatura está acima dos 20°C - aumenta o clima de receptividade aos sons tupiniquins. Nesta tarde, por volta das 17h30 (13h30 no Brasil), os trabalhos começaram com sol a pino (o dia começa a escurecer por volta das 20h30) e apresentação do grupo Maracatu 4.1, que desceu pelas ruas centrais até o local dos shows. Assista a um trecho da apresentação no vídeo abaixo:

Você confere a cobertura exclusiva do festival Tensamba no site da Rolling Stone Brasil. A programação terá ainda o show "As Lendas da Bossa Nova", com João Donato, Joyce, Roberto Menescal, Danilo Caymmi e Clara Moreno, além da apresentação de Marcio Faraco Duo com Philippe Baden Powell.