Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Figurantes de Game of Thrones realmente pegam fogo em gravações

Por lá, nada de chrome key: efeitos especiais são feitos à moda antiga

Redação Publicado em 19/03/2019, às 19h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daenerys e seu dragão (Foto: Reprodução / HBO)
Daenerys e seu dragão (Foto: Reprodução / HBO)

Game of Thrones está prestes a estrear a sua oitava e última temporada. A série prometeu 6 episódios “que são como filmes”, tanto em sua duração quanto na complexidade de realização.

No meio desse trabalho todo, estão os efeitos especiais feitos para o seriado. Diversos cenários dispensam o uso de chroma key e se valem de artifícios verdadeiros e efeitos à moda antiga - inclusive as cenas nas quais as pessoas pegam fogo.

+++ LEIA MAIS: Game of Thrones: Tudo o que sabemos sobre a 8ª e última temporada

Em um vídeo lançado nesta segunda, 18, a HBO revelou como faz as cenas com fogo. Rowley Irlam, coordenador dos dublês nas gravações, revelou o trabalho que faz com o elenco para as cenas.

A preparação começa com muitas e muitas camadas de roupas cobrindo o corpo todo. As primeiras camadas são tecidos que não derretem embebidos em gel contra fogo, e depois ainda há trajes especiais não inflamáveis como os usados por bombeiros, e só então vêm as fantasias.

O rosto é sempre coberto por uma máscara de látex selada, e as pessoas precisam do auxílio de tubos de plástico para respirar.

Além disso, há cuidados especiais: o fogo nunca fica aceso mais do 15 segundos para não haver transferência de calor, o elenco faz treinamentos de cena sem o fogo, e há um brigadista para cada dublê.

As cenas de fogo em Game of Thrones começaram discretas, mas tomaram proporções épicas. “Nós queimamos mais pessoas do que qualquer outro. E o show não para de crescer. Foram 73 queimas para [o episído da sétima temporada] The Loot Train Attack. Foram 20 em só um shot. Foi um recorde para a TV”, revelou Irlam.

Veja abaixo o elenco de Game of Thrones em chamas:

Algoritmo da Vida: novo projeto da Rolling Stone Brasil busca sintomas de depressão mas redes sociais para prevenção do suicídio: