Figurantes de Game of Thrones realmente pegam fogo em gravações

Por lá, nada de chrome key: efeitos especiais são feitos à moda antiga

Redação Publicado em 19/03/2019, às 19h25

None
Daenerys e seu dragão (Foto: Reprodução / HBO)

Game of Thrones está prestes a estrear a sua oitava e última temporada. A série prometeu 6 episódios “que são como filmes”, tanto em sua duração quanto na complexidade de realização.

No meio desse trabalho todo, estão os efeitos especiais feitos para o seriado. Diversos cenários dispensam o uso de chroma key e se valem de artifícios verdadeiros e efeitos à moda antiga - inclusive as cenas nas quais as pessoas pegam fogo.

+++ LEIA MAIS: Game of Thrones: Tudo o que sabemos sobre a 8ª e última temporada

Em um vídeo lançado nesta segunda, 18, a HBO revelou como faz as cenas com fogo. Rowley Irlam, coordenador dos dublês nas gravações, revelou o trabalho que faz com o elenco para as cenas.

A preparação começa com muitas e muitas camadas de roupas cobrindo o corpo todo. As primeiras camadas são tecidos que não derretem embebidos em gel contra fogo, e depois ainda há trajes especiais não inflamáveis como os usados por bombeiros, e só então vêm as fantasias.

O rosto é sempre coberto por uma máscara de látex selada, e as pessoas precisam do auxílio de tubos de plástico para respirar.

Além disso, há cuidados especiais: o fogo nunca fica aceso mais do 15 segundos para não haver transferência de calor, o elenco faz treinamentos de cena sem o fogo, e há um brigadista para cada dublê.

As cenas de fogo em Game of Thrones começaram discretas, mas tomaram proporções épicas. “Nós queimamos mais pessoas do que qualquer outro. E o show não para de crescer. Foram 73 queimas para [o episído da sétima temporada] The Loot Train Attack. Foram 20 em só um shot. Foi um recorde para a TV”, revelou Irlam.

Veja abaixo o elenco de Game of Thrones em chamas:

Algoritmo da Vida: novo projeto da Rolling Stone Brasil busca sintomas de depressão mas redes sociais para prevenção do suicídio: