Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

FILE RIO 2010 começa na próxima terça, 26

A 5ª edição do evento vai até 7 de novembro e traz diversas obras interativas com a temática Perspectivas da Arte Digital

Da redação Publicado em 23/10/2010, às 13h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"feelMe", de Ricardo Barreto, Maria Hsu & AMUDI - Divulgação
"feelMe", de Ricardo Barreto, Maria Hsu & AMUDI - Divulgação

Começa na próxima terça, 26, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica FILE RIO 2010 - Perspectivas da Arte Digital. O já tradicional FILE, maior evento da América Latina que une arte e tecnologia, chega à sua 5ª edição no Rio de Janeiro com projetos inéditos de arte digital, instalações, debates, workshops e interatividade.

Entre as obras está o "1 bit Symphony", do norte-americano Tristan Perich, que apresenta música digital valendo-se da menor representação de áudio que a tecnologia permite, o 1-bit low-fi. Tem também a obra "feelMe", de Ricardo Barreto, Maria Hsu & AMUDI, que tem o objetivo de provocar o tato à distância - duas "camas" são montadas lado a lado e os movimentos que uma pessoa faz são sentidos por quem está na outra cama (veja imagem ao lado). Em "Reler", de Raquel Kogan, uma prateleira abriga 50 livros que "falam" com o leitor - ao abrir um dos livros, um sistema de gravação de áudio narra a história.

A programação ainda conta com o FILE Maquinema, que apresenta filmes construídos em realidades virtuais, e o FILE Symposium, que coloca em debate diversos aspectos da cultura digital. Veja os horários e a programação completa no site oficial.

FILE RIO 2010

De 26 de outubro a 7 de novembro

Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo - Rio de Janeiro

Entrada franca

Informações: 21 3131-3060