Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

FILE Rio começa nesta terça, 10

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica reúne trabalhos de artistas brasileiros e internacionais até 19 de abril

Da redação Publicado em 08/03/2009, às 12h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prévia da obra "Crepúsculo dos Ídolos", de Jarbas Jacome
Prévia da obra "Crepúsculo dos Ídolos", de Jarbas Jacome

O FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) estreia sua quarta edição no Rio de Janeiro na próxima terça-feira, 10, e segue até o dia 19 de abril.

Interessado em expressões estéticas da cultura eletrônica e digital, o festival reúne artistas brasileiros e internacionais das áreas de webart, inteligência artificial, mobile art, animação computadorizada, software art, instalações interativas e imersivas e filmes e documentários digitais (estes, reunidos no File Cinema Documenta).

A curadoria do evento dá como destaque, entre outros, os artistas Sheldon Brown (EUA), com o trabalho "Scalable City", cidade imaginária em que elementos do mundo real sofrem novas interpretações com algoritmos; Daan Brickman (Holanda), com "Skinstrument", instrumento musical que pode ser tocado por duas pessoas, através de uma imperceptível corrente elétrica e a pele; Casilda Sanchez e Julio Obelleiro (Espanha), propondo um computador que observa as pessoas; e o brasileiro Jarbas Jacome, que, com a obra "Crepúsculo dos Ídolos", viabiliza a interferência da voz do telespectador na imagem da TV.

O festival organiza, ainda, um simpósio para discutir a cultura digital eletrônica (10 e 11 de março). As inscrições são gratuitas com vagas limitadas. Nos dias 14 e 15, haverá performances. Confira atrações e datas no site oficial.

FILE Rio

Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo

10 de março a 19 de abril (terça a domingo, das 11h às 20h)

Informações: (21) 3131-3060

Entrada franca