FILE Rio começa nesta terça, 10

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica reúne trabalhos de artistas brasileiros e internacionais até 19 de abril

Da redação Publicado em 08/03/2009, às 12h16

Prévia da obra "Crepúsculo dos Ídolos", de Jarbas Jacome

O FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) estreia sua quarta edição no Rio de Janeiro na próxima terça-feira, 10, e segue até o dia 19 de abril.

Interessado em expressões estéticas da cultura eletrônica e digital, o festival reúne artistas brasileiros e internacionais das áreas de webart, inteligência artificial, mobile art, animação computadorizada, software art, instalações interativas e imersivas e filmes e documentários digitais (estes, reunidos no File Cinema Documenta).

A curadoria do evento dá como destaque, entre outros, os artistas Sheldon Brown (EUA), com o trabalho "Scalable City", cidade imaginária em que elementos do mundo real sofrem novas interpretações com algoritmos; Daan Brickman (Holanda), com "Skinstrument", instrumento musical que pode ser tocado por duas pessoas, através de uma imperceptível corrente elétrica e a pele; Casilda Sanchez e Julio Obelleiro (Espanha), propondo um computador que observa as pessoas; e o brasileiro Jarbas Jacome, que, com a obra "Crepúsculo dos Ídolos", viabiliza a interferência da voz do telespectador na imagem da TV.

O festival organiza, ainda, um simpósio para discutir a cultura digital eletrônica (10 e 11 de março). As inscrições são gratuitas com vagas limitadas. Nos dias 14 e 15, haverá performances. Confira atrações e datas no site oficial.

FILE Rio

Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo

10 de março a 19 de abril (terça a domingo, das 11h às 20h)

Informações: (21) 3131-3060

Entrada franca