Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Filme Mariguella, de Wagner Moura e com Seu Jorge, tem estreia adiada no Brasil para 2020; entenda

A produtora e distribuidora planejam que a estreia do longa-metragem ocorra em abril de 2020

Redação Publicado em 13/09/2019, às 09h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marighella (Foto:Reprodução)
Marighella (Foto:Reprodução)

Marighella, o aguardado longa-metragem de Wagner Moura, teve o lançamento nacional cancelado. O primeiro filme dirigido pelo ator não conseguiu cumprir as exigências da Ancine (Agência Nacional do Cinema) para realizar a estreia no dia 20 de novembro de 2019, dia da consciência negra e data de 50 anos da morte do guerrilheiro homenageado.

A produtora do filme, O2 Filmes, entrou com um recurso solicitando a liberação de verbas pela Ancine, em agosto, para pagar a comercialização da obra. Porém, a ação foi emitida antes da assinatura do contrato com o FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) e não cumpria o prazo de três meses de antecedência à estreia que é requisitado. Em outra ação, os produtores pediam o ressarcimento de R$1 milhão que foram gastos com a produção da obra.

Nos últimos tempos, a agência nacional enfrentou alguns impasses com o setor político e teve ex-presidente, Christian de Castro Oliveira, afastado. Junto com o ex-ministro da Cultura e atual secretário estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, os dois viraram réus por "violação de sigilo funcional, prevaricação, calúnia, injúria, difamação e associação criminosa". Além disso, neste mês, o presidente Jair Bolsonaro, cortou 43% do Fundo Setorial do Audiovisual.

Em uma nota oficial, a produtora explicou a razão do cancelamento da estreia e afirmou que está trabalhando para que o filme seja exibido nos cinemas brasileiros.

"Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine. Marighella segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema do mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça."

Devido aos impasses, a estreia do filme foi adiada estrategicamente para abril de 2020 pela produtora e a distribuidora, Paris Filmes.

Baseado no livro de Mario Magalhães, o filme narra a história do ativista e guerrilheiro, Carlos Marighella, nos tempos da ditadura militar brasileira. Com Seu Jorge no papel principal, o longa segue como participante de diversos festivais de cinema internacionais.

Assista ao trailer de Marighella: