Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Controvérsia

Filme sobre general Aníbal com Denzel Washington gera polêmica na Tunísia

Ator foi escalado para interpretar o estadista cartaginês em produção dirigida por Antoine Fuqua para Netflix

Denzel Washington (Foto: Ethan Miller/Getty Images)
Denzel Washington (Foto: Ethan Miller/Getty Images)

Há algumas semanas, foi noticiada a escalação de Denzel Washington como protagonista de um filme sobre o general e estadista cartaginês Aníbal para a Netflix. Na Tunísia, país de origem da personalidade histórica, a ideia tem causado certo descontentamento, segundo o jornal francês Courrier International

A mídia e até o parlamento do país se incomodaram com a representação de Aníbal como um negro africano.  Yassine Mami, membro do Parlamento, ressaltou que o general nasceu em 247 a.C., no Cartago, hoje conhecido como Tunes, capital do país, e ele seria de origem semita, da Ásia Ocidental.  “Existe o risco de falsificar a história: precisamos de tomar posição sobre este assunto”, afirmou o político tunisiano.

+++LEIA MAIS: O Protetor 3: Diretor diz que personagem de Denzel Washington 'não é um super-herói'; entenda

A Ministra da Cultura da Tunísia, Hayet Ketat-Guermazi,por outro lado, compartilhou um ponto de vista diferente sobre o assunto: “É ficção. É direito deles fazer o que quiserem”, respondeu ela, segundo o jornal francês Le Monde. “Aníbal é uma figura histórica e todos temos orgulho de ele ser tunisino. Mas o que nós podemos fazer?" Ela observou que está tentando negociar com a Netflix para filmar pelo menos uma parte do filme na Tunísia. “Espero que decidam rodar pelo menos uma sequência do filme aqui e que isso seja divulgado. Queremos que a Tunísia volte a ser um local onde são rodados filmes estrangeiros”.

Até o momento, a Netflix não comentou o caso, bem como representantes de Denzel Washington e do diretor do filme, Antoine Fuqua.

+++LEIA MAIS: O Protetor 3 deve ser o último filme da franquia, diz diretor

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!