Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Filmes de Andy Warhol serão digitalizados por museu de Nova York

Projeto pretende escanear os cerca de mil rolos de filmes preenchidos pelo artista entre 1963 e 1972

Redação Publicado em 16/08/2014, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andy Warhol (1977) - Richard Drew/AP
Andy Warhol (1977) - Richard Drew/AP

O MoMA (Museu de Arte Moderna), localizado em Nova York, nos Estados Unidos, anunciou que lançará os filmes do icônico artista Andy Warhol em formato digital. De acordo com um comunicado – divulgado pelo Indie Wire –, após um processo que pode durar anos, é possível que centenas de títulos sejam divulgados ao público.

Edição 87: Lou Reed: um barulho perfeito.

A intensão é ambiciosa e parte de uma parceria do MoMA com The Warhol, um museu de Pitsburgo dedicado a preservar todo o legado do artista. Os filmes de Warhol pertencem ao museu nova-iorquino desde o começo da década de 1990. “Cerca de mil rolos de filmes originais em 16mm serão escaneados digitalmente, frame por frame, e convertidos em imagens de alta resolução”, diz o comunicado.

Arquivo: Entrevista Rolling Stone com Lou Reed.

“Há muitos, muitos filmes de Warhol que sequer foram vistos pelo público, além de outros que nunca foram assistidos em condições ideais”, diz a curadora Geralyn Huxley. “Isso é meu sonho há tempos, disponibilizar esses filmes para todas as pessoas”.

O processo de digitalização começa este mês e pode durar anos a fio. Entretanto, possivelmente resultará em centenas de filmes – entre longas e curtas, gravados por Warhol entre 1963 e 1972 – ficando disponíveis ao público, finalmente.

Galeria: a evolução do rock em onze passos.

Antes de trabalhar em narrativas mais extensas, Andy Warhol gravou centenas de imagens de celebridades com sua câmera 16mm, a primeira que ele teve, obtida em 1963. O artista registrou vários artistas e famosos que circulavam pelos mesmos locais que ele, do músico Lou Reed a socialites como Edie Sedgwick.