Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Filmes para celebrar o futebol

Redação Publicado em 19/07/2012, às 16h42 - Atualizado em 12/06/2014, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No Brasil, todo dia é dia de futebol. E esporte é, sem dúvida, a grande paixão nacional. Para quem gosta de celebrar a modalidade no campo, ou prefere acompanhar os campeonatos pela televisão, preparamos uma lista de filmes que têm o futebol como tema. - Andre Penner/AP
No Brasil, todo dia é dia de futebol. E esporte é, sem dúvida, a grande paixão nacional. Para quem gosta de celebrar a modalidade no campo, ou prefere acompanhar os campeonatos pela televisão, preparamos uma lista de filmes que têm o futebol como tema. - Andre Penner/AP

Driblando o Destino

Direção: Gurinder Chadha

Uma ainda relativamente desconhecida Parminder Nagra protagonizou essa comédia romântica de 2002 ao lado de Keira Knightley. Na história, a filha de um sikh ortodoxo se rebela com o tradicionalismo religioso da família e se manda para a Alemanha com um time de futebol.


Boleiros - Era Uma Vez o Futebol...

Direção: Ugo Giorgetti

Ugo Giorgetti prestou essa homenagem ao esporte mais querido do Brasil nesta comédia de 1998, que ganhou uma continuação em 2006 com Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos. Com Otávio Augusto, André Abujamra, Flávio Migliaccio e Rogério Cardoso no elenco, um grupo de ex-jogadores se reúnem em um bar de São Paulo para relembrar histórias de quando estavam no topo. Veja uma cena ao lado.


Hooligans

Direção: Lexi Alexander

Um Elijah Wood pós-O Senhor dos Anéis protagonizou esse filme de 2005. Quando um aluno de Harvard é expulso injustamente, ele se muda para Londres e conhece o submundo violento dos hooligans. Claire Forlani e Charlie Hunnam também integram o elenco. Uma continuação sem Wood foi lançada em 2009, mas foi direto para o vídeo.


Kicking it

Direção: Susan Koch e Jeff Werner

O ator Colin Farrell é um apaixonado por futebol e chegou a jogar quase profissionalmente durante sua juventude. No documentário Kicking t, de 2008, ele pôde levar esse amor às telonas ao acompanhar e narrar a realização de um campeonato denominado The Homeless World Cup (Copa do Mundo dos Sem-teto), sediado naquele ano na Cidade do Cabo, África do Sul.


Linha de Passe

Direção: Walter Salles e Daniela Thomas

A atriz Sandra Corveloni ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Cannes ao dar vida a uma mãe solteira de quatro garotos apaixonados por futebol, sendo que um deles, já aos 18 anos, ainda insiste em se tornar jogador profissional. O filme estreou em 2008.


O Casamento de Romeu e Julieta

Direção: Bruno Barreto

Capuletos e Montecchios foram substituídos por palmeirenses e corintianos em O Casamento de Romeu e Julieta, de 2005. Dirigido por Bruno Barreto, o longa narra a história de amor de Julieta (Luana Piovani), filha de um palmeirense fanático, musa do clube a capitã do time de futsal feminino, e Romeu (Marco Ricca), chefe de uma das maiores torcidas organizadas do Corinthians.


Gol!

Direção: Danny Cannon

Santiago Muñez, interpretado pelo mexicano Kuno Becker, é um imigrante ilegal nos Estados Unidos que sonha em jogar em um grande time europeu. Talentoso, ele é notado por olheiros do Newcastle United, time britânico, e vai defender o clube na Inglaterra. Embora Gol! seja uma obra de ficção, conta com estrelas reais como Zidane, Beckham e o brasileiro Roberto Carlos. O sucesso do longa de 2005 gerou duas sequências, em 2007 e 2009.


Fuga Para a Vitória

Direção: John Huston


Michael Caine, Sylvester Stallone e Pelé atuan nesse clássico de 1981, que mostra prisioneiros de um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial que têm a ideia de formar um time de futebol e desafiar os prisioneiros aliados. Mas o objetivo era ir além de uma vitória e conseguir fugir. Estrelas do esporte da época, como Bobby Moore e Osvaldo Ardiles, também participaram do filme. Pelé, além de atuar, ajudou na coreografia durante as cenas de futebol.


Kung-Fu Futebol Clube

Direção: Stephen Chow

Futebol também pode ser engraçado. Nesta comédia de 2001, mestres do kung-fu selecionados a dedo são convocados para tentar ganhar o atraente prêmio, em dinheiro, oferecido por um campeonato mundial de futebol. O craque do time, por exemplo, é Sing, um devoto da arte marcial que teve seu poderoso chute descoberto por um técnico de futebol. A mistura do kung-fu com técnicas amadoras do esporte rende muitas risadas.


Documentários sobre o futebol brasileiro

O futebol brasileiro não poderia deixar de ser homenageado na sétima arte, tendo rendido diversos documentários. 4x Timão: A Conquista do Tetra (2011) recorda a conquista dos quatros títulos brasileiros do time por meio de depoimentos e imagens raras. Já Flamengo Hexa – 100 anos de Futebol (2011) mostra a campanha do time rubro-negro no campeonato brasileiro de 2009, enquanto Santos: 100 Anos de Futebol Arte (2011) relata as glórias conquistadas no centenário do time. Os jogadores Neymar, Robinho e o apresentador Marcelo Tas estão entre os entrevistados.