Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Filmes passam a estrear às quintas-feiras no Brasil

Decisão da FENEEC passa a valer a partir do dia 13 de março e quer aumentar o público no cinema através do “boca a boca”

Redação Publicado em 21/02/2014, às 11h41 - Atualizado às 16h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cauã Reymond - filme Alemão - Divulgação
Cauã Reymond - filme Alemão - Divulgação

As estreias de filmes nos cinemas brasileiros sofrerão uma grande mudança a partir de 13 de março. A FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) divulgou nesta sexta-feira, 21, que os filmes serão lançados por aqui nas quintas-feiras, e não mais às sextas, como é atualmente.

Galeria: Os filmes mais aguardados pela Rolling Stone Brasil em 2014

“Hoje, a quinta-feira é agitada, animada em várias cidades do Brasil. Mas o público interessado em filmes não encontra novidade neste dia”, disse Paulo Lui, presidente da FENEEC, em comunicado oficial enviado à imprensa.

Ele justifica a alteração afirmando que as quintas, normalmente, não atraem grande público aos cinemas pela falta de opções, já que os filmes em cartaz são os mesmos que no fim de semana anterior.

A força da mudança, cuja negociação passou por distribuidores e exibidores em todo o país, é tentar dar mais espaço para filmes de médio porte, sejam eles nacionais ou internacionais, “que nem sempre têm verba para uma comunicação pesada antes da estreia”, diz o presidente. “Eles ganham mais um dia de boca a boca.”

A decisão tomada segue o caminho de outros países como Alemanha, Rússia, Austrália, Argentina, Peru, Bolívia e Chile. O modelo de estreia às sextas é copiado dos Estados Unidos. Com a mudança, alguns filmes poderão estrear por aqui antes de chegarem aos cinemas norte-americanos.

As estreias de filmes como Need for Speed, Prenda-me, Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras, Refém da Paixão e os brasileiros Alemão (com Cauã Reymond, na foto acima) e Éden serão as primeiras a chegar às quintas-feiras.