Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Final decepcionante de Kylo Ren, de Star Wars, deveria se inspirar em Zuko em Avatar: A Lenda de Aang, diz site; entenda

O arco de Zuko é considerado por muitos críticos como a melhor redenção da história dos desenhos animados

Redação Publicado em 24/07/2020, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adam Driver como Kylo Ren e Zuko (foto: reprodução/ Lucasfilm, Nickelodeon)
Adam Driver como Kylo Ren e Zuko (foto: reprodução/ Lucasfilm, Nickelodeon)

Uma das maiores críticas a nova trilogia de Star Wars, especialmente direcionadas para A Ascensão Skywalker (2019) foi a redenção de Kylo Ren (Adam Driver). Muitos fãs e críticos falaram que a mudança de vilão para herói foi fraca e mal construída, o que de fato foi.

O site ScreenRant apontou então que o arco de Ben Solodeveria ter tirado importantes lições de umas das melhores redenções da história dos desenhos animados: a do príncipe Zuko, de Avatar: A Lenda de Aang. Afinal, os personagens têm muitas similaridades.

+++LEIA MAIS: O que aconteceu no tempo entre as séries de Avatar, A Lenda de Aang e A Lenda de Korra?

A seguir, o Rant aponta os paralelos entre os antagonistas e a onde história de um falhou enquanto a outra foi bem-sucedida.


Zuko e Kylo são praticamente o mesmo personagem, mas a falha está na representação

Um herdeiro de um grande vilão, envolvido com o império do mal, que possui bondade dentro dele, mas está em um forte conflito de crenças? Essa descrição de personagem serve igualmente para Kylo Rene Zuko. Mas, a representação do príncipe da nação entregou uma figura muito mais humana e empática do que no antagonista de Star Wars.

+++LEIA MAIS: Flapjack: Como a animação cancelada resultou nos principais desenhos dos anos 2010

Zuko apenas aparenta cruel e raivoso, mas ele nunca quis de fato matar ninguém e realmente não matou. Nem mesmo desejava matar pai, que o queimou permanentemente e o exilou da nação. Enquanto isso, Kylo matou Han Solo, não hesitou em tentar matar Luke Skywalker e ter, em geral, uma crueldade absoluta.

Essas decisões prejudicam muito a tarefa de criar empatia com o vilão da trilogia quando, em momentos contraditórios, Kylo mostra uma humanidade e arrependimento. Enquanto isso, Zuko comete erros e se arrepende de maneira profunda e triste, conquistando o apoio do público ao ir contra a jornada de antagonista para se redimir e ajudar a salvar o mundo.


Faltou tempo e consequência para a redenção de Ben Solo

E se os Personagens de Avatar: a Lenda de Aang fossem Treinadores ...

A transição de Zuko para o lado dos mocinhos é demorada e recebida com suspeita por Aang e os amigos. E isso é exatamente o que deveria acontecer com Ben Solo. O príncipe do fogo precisa passar por várias provações até estabelecer que realmente mudou, o que torna ele ainda interessante e confiável.

+++LEIA MAIS: Dossiê Scott Pilgrim: Como a saga de jovem apaixonado contra ex-namorados se tornou cult tão rápido?

Enquanto isso, Kylo Ren tem apenas uma breve visão da mãe Leia e do pai e, quase magicamente, decide ser bom. Não há peso nem consequência para a redenção e a morte de Ben no final, que parece entrar para a história como um grande herói e não como um maníaco assassino que foi nos dois primeiros filmes de Star Wars.


+++ FREJAT: O DESAFIO É FAZER AS PESSOAS SABEREM QUE O DISCO EXISTE