Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Michael Jackson escreveu trilha de Sonic 3, diz compositor

Rumores sobre participação do astro no game são confirmados por Brad Buxer 15 anos depois

Da redação Publicado em 07/12/2009, às 08h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Um dos vários boatos recorrentes sobre Michael Jackson foi confirmado: a colaboração do astro com a trilha sonora de Sonic 3, o game clássico do ouriço azul criado pela Sega no início dos anos 90.

O jogo foi lançado em fevereiro de 1994, mas só agora, mais de 15 anos depois, o compositor Brad Buxer defendeu publicamente que Jackson teria trabalhado secretamente no jogo. O motivo para não assumir o feito, contou Buxer à revista francesa Black & White (matéria reproduzida pelo fórum do VGMdb.net, site voltado a games), tem a ver com o resultado musical pífio para os padrões do cantor.

"Michael me ligou naquela época para ajudá-lo neste projeto, e foi isso que fiz", disse o compositor. A birra de Jackson com o trabalho ocorreu porque "os consoles de game não permitiam boa reprodução de som, e Michael achou isso frustrante. Ele não queria ser associado com um produto que desvalorizasse sua música... Se ele não está creditado como compositor, é porque ele não ficou feliz com o som que saiu do console."

Entre os aficionados por videogame, o rumor - bastante alimentado, por sinal, por Roger Hector, ex-executivo da Sega - é antigo. Ele já disse, à revista especializada GamesTM, que o rei do pop "era um grande fã" de Sonic. Mas a versão que dá para o desligamento de Jackson diverge daquela fornecida por Buxer.

"Ele veio e encontrou com o time para discutir design, história e sentimento do jogo. Então, foi embora e gravou uma trilha inteira, que cobriu todos os mundos. Foi fantástico... Tínhamos tudo pronto e integrado ao game quando surgiram as primeiras histórias acusando ele de molestar crianças, e a Sega teve que recuar dessa colaboração."

A partir daí, alegou Hector, Howard Drossin assumiu como único compositor oficial de Sonic 3. Só que a história nunca foi respaldada pela Sega. Em 2008, inclusive, o ex-executivo da empresa se desmentiu, sinalizando que o assunto deveria permanecer confidencial.

Fato é que aparecem nos créditos do jogo vários associados de Jackson, como Buxer, Geoff Grace e o produtor Cirocco. Uma das músicas do game teve alguns acordes usados como base em "Stranger in Moscow", do álbum HIStory, segundo Buxer. Ouça abaixo: