Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 séries adolescentes protagonizadas por não-brancos [LISTA]

De suspense e mistério teen a comédias: conheça produções que apresentam protagonistas não-brancos e reflexões antirracistas

Isabela Guiduci Publicado em 28/06/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sangue e Água, Eu Nunca e On My Block (Fotos: Reprodução)
Sangue e Água, Eu Nunca e On My Block (Fotos: Reprodução)

Os conteúdos originais de plataformas como Amazon, HBO e Netflix abrangem públicos de diversas faixas etárias. É inegável, porém, o cuidado dos serviços de streaming em relação às produções teens e o investimento em séries adolescentes, que ao longo dos anos, estão se reinventando e, é claro, passaram a apostar em personagens representativos com protagonistas não-brancos e LGBTQ+

+++LEIA MAIS: Amou Anne With An E? Conheça Love 101, série adolescente sensível e perfeita para maratonar na Netflix

Após anos só apresentando personagens brancos em dramas adolescentes, os serviços de streaming, com destaque para a Netflix, estão repensando o protagonismo e trazendo personagens não-brancos com arcos narrativos tão importantes como os que anteriormente só pertenciam aos brancos. 

Um exemplo recente da Netflix, por exemplo, é a série norte-americanaEu Nunca, protagonizada por Devi, uma garota de cabelos castanhos e pele marrom - do inglês, “brown girl”, a qual vive os dilemas de ser a primeira geração de uma família tâmeis, do sul da Índia, nos Estados Unidos. 

+++LEIA MAIS: Por que Anne With An E não deveria ter sido cancelada?

Além de Devi, a série também apresenta Fabiola Torres, negra, e Eleanor Wong, de ascendência leste-asiática, que são as melhores amigas da jovem estudante. Paxton Hall-Yoshida, ascendência japonesa, é o garoto dos sonhos da protagonista. Os únicos brancos relevantes na narrativa são Ben Gross, descendente de judeus, e a irmã de Paxton, Rebecca, que tem síndrome de down. 

Portanto, listamos 6 séries adolescentes com protagonistas não-brancos e desenvolvimentos complexos com enredos interessantes disponíveis nos serviços de streaming. Conheça:

+++LEIA MAIS: Revolução teen na Netflix: séries adolescentes invadem o serviço de streaming

Eu Nunca

A comédia teen, criada por Mindy Kaling, apresenta a adolescente indiana Devi (Maitreyi Ramakrishnan) na tentativa de melhorar a popularidade e conquistar o garoto mais bonito do colégio nos Estados Unidos, acompanhada das melhores amigas Eleanor Wong (Ramona Young) e Fabiola Torres (Lee Rodriguez). 

Com dramas adolescentes comuns da idade, Devi precisa lidar com a paixão pelo garoto mais popular da escola, Paxton Hall-Yoshida (Darren Barnet), com a intriga com o colega de turma Ben Gross (Jaren Lewison), com as tradições da família, a perda do pai e com as amizades de Eleanor e Fabiola.

+++LEIA MAIS: Amou Simplesmente Acontece? Conheça Lovesick, série da Netflix sobre paixão entre melhores amigos perfeita para maratonar


Sangue e Água

Sangue e Água é uma série de mistério teen, ambientada na África do Sul. A produção original Netlix se passa em uma escola de elite e apresenta o cotidiano dos jovens - sexo, drogas, problemas com os pais e outros.

Há mais do que as questões adolescentes, porém. Após conhecer uma famosa nadadora em uma festa, a protagonista Puleng quer descobrir se a menina é a irmã perdida dela que foi sequestrada logo depois do nascimento. 

+++LEIA MAIS: 6 produções na Netflix que retratam relacionamentos alternativos


On My Block

A série adolescente é ambientada em um bairro marginalizado de Los Angeles, e nela, quatro amigos terão a amizade testada durante o ensino médio. O quarteto precisará lidar com os desafios, papéis sociais e as expectativas impostas. 

Além da trama envolvente e episódios intensos, a produção original Netflix aborda reflexões sobre a deportação nos Estados Unidos, envolvimento com gangues e apresenta protagonistas negros e latinos.

+++LEIA MAIS: Sex Education e mais: 6 séries teen e adolescentes com representatividade LGBTQ+ [LISTA]


Três Metros Acima do Céu (Summertime)

Dentre os destaques de tramas em Três Metros Acima do Céu, tem-se o romance inter-racial da protagonista Summer (Rebecca Coco Edogamhe) e Alessandro (Ludovico Tersigni) e as relações homoafetivas de Sofia (Amanda Campana). A série apresenta o clichê comum de um casal de mundos completamente diferentes, Summer e Ale, que se apaixonam instantaneamente. 

Baseada no best-seller homônimo do escritor italiano Federico Moccia, a produção pode ser um pouco arrastada e até mesmo com um desenvolvimento genérico ao longo dos episódios. Contudo, para aqueles que amam romance, séries curtas e clichê, é uma ótima opção. 

+++LEIA MAIS: Netflix abre as portas para protagonistas asiáticas e reinventa os romances adolescentes [ANÁLISE]


Euphoria

Euphoria, série da HBO, protagonizada por Zendaya, que vive a adolescente Rue, acompanha um grupo de jovens no ensino médio e pauta os assuntos do cotidiano deles, como drogas, sexo, busca pela identidade, traumas, comportamento nas redes sociais, relacionamentos e amizade. Com diálogos interessantes, o seriado apresenta narrativas sobre autoconhecimento e sexualidade. 

+++LEIA MAIS: Amou Elite? Conheça Outer Banks, a nova série teen de suspense da Netflix


Dear White People

Dear White Peopleé uma série baseada em um filme de mesmo nome e foi encomendada pela Netflix para uma temporada, lançada em 2017. A produção foi tão bem-recebida pelo público que em 21 de junho de 2018, a série foi renovada para terceira temporada, lançada em agosto de 2019.

A trama acompanha um grupo de estudantes negros em uma das principais universidade dos Estados Unidos, em que a maioria dos alunos é branca. Portanto, a série retrata como esses personagens lidam com o racismo na faculdade e apresenta diversas reflexões importantes sobre a luta antirracista. 

+++ LEIA MAIS: Hollywood aumentou representatividade de mulheres e negros, mas ainda deixa a desejar


+++ A PLAYLIST DO SCALENE