FLASHBACK: Krist Novoselic derruba o próprio baixo na cabeça em show do Nirvana no VMA 1992; assista

Baixista saiu correndo para os camarins, onde dividiu uma taça de champanhe com Brian May, do Queen

Redação Publicado em 09/09/2019, às 19h51

None
Nirvana (Foto: Mark Seliger para Rolling Stone EUA)

No dia 9 de novembro de 1992 - há exatos 27 anos - o Nirvana se apresentou no VMA da MTV. E foi nesse show que Krist Novoselic, baixista, teve a excelente ideia de jogar o baixo para cima - mas não conseguiu pegá-lo no ar. O instrumento caiu na cabeça dele, derrubando-o no chão. Ele se levantou e tentou sair do palco, mas caiu de novo, e só se reergueu de vez na segunda tentativa. 

Novoselic foi direto ao camarim, no qual chegou com a testa ensanguentada. “Os paramédicos vieram e colocaram um curativo, e aí entregaram um contrato enorme para eu assinar,” escreveu o baixista. E o alívio veio de forma inusitada: “Atrás dos médicos estava o Brian May, guitarrista do Queen, com uma taça de champanhe. Eu assinei a liberação só para os médicos irem embora e eu poder ir tomar um gole do remédico mágico do Sr. May.” 

+++ LEIA MAIS: Krist Novoselic revela o que diria a Kurt Cobain se tivesse a chance

Novoselic manteve o baixo consigo depois de todos esses anos - mas na queda, o instrumento ficou um pouco quebrado. 

Mas por quê, afinal, isso aconteceu? Novoselic tem várias teorias: a primeira, foi de que estava irritado com a briga que Kurt Cobain, do Nirvana, teve com Axl Rose, do Guns N’ Roses. “Eu estava indo para o palco,” relembrou o baixista, “e cruzei com meu agora amigo Duff McKagan [GNR]. Acho que o Duff estava drogado. Ele deve ter ouvido algo do Axl e me xingou. Eu estava alterado e respondi do mesmo jeito. A produção me agarrou e a gente foi direto para o palco.” 

+++ LEIA MAIS: David Bowie, Beatles e Nirvana: 13 capas de discos censuradas nos EUA [LISTA] 

Além disso, a produção doVMA não queria que a banda tocasse “Rape Me” como Cobaindesejava - e tiveram que apresentar “Lithium.” E mesmo assim, os amplificadores estouraram e não deixavam-no ouvir o baixo - até ele se irritar e jogar tudo para o alto. Assista: