Flashback: O dia em que Muhammad Ali conheceu os Beatles

Pouco antes de se tornar o campeão dos pesos-pesados, em 1964, a lenda do boxe posou com os Fab Four, que estavam em turnê pelos Estados Unidos

Andy Greene Publicado em 04/06/2016, às 12h21 - Atualizado às 13h27

18 de fevereiro de 1964: os Beatles se encontram com Cassius Clay - mais conhecido como Muhammad Ali -, no campo de treinamento do lutador em Miami Beach
AP

Os Beatles estavam nos Estados Unidos fazia apenas 11 dias quando se viram levados para a 5th Street Gym, em Miami Beach, para tirar uma foto com um boxeador de 22 anos chamado Cassius Clay. Foi em 18 de fevereiro de 1964, e a banda estava na cidade para gravar a segunda aparição no Ed Sullivan Show. Clay estava se preparando para a grande luta com o campeão de peso-pesado Sonny Liston, mas ele era a zebra e estava ansioso para aumentar a venda de ingressos e conseguir mais atenção da mídia.

Os Beatles ficaram contentes de conhecer um boxeador campeão e fazer a foto sair nos jornais, mas o grupo queria mesmo encontrar Liston e não aquele, como John Lennon disse, "falastrão que vai perder". Liston, porém, não tinha nenhum interesse em perder tempo com uma banda de rock uma semana antes da grande luta, então os músicos acabaram topando a reunião com Cassius Clay. "Olá, Beatles!", disse Clay quando entrou na academia. "Precisamos cair juntos na estrada. Vamos ficar ricos! "

Conforme o fotógrafo Harry Benson clicava furiosamente, os cinco passaram os minutos seguintes brincando pela academia. Clay fingiu dar um soco em George Harrison, com os outros parecendo que iam cair como dominós. O boxeador levantou Ringo Starr e aí a banda toda se deitou no chão como se tivesse acabado de sofrer um knockout coletivo. Os Beatles só iam começar a rodar A Hard Day's Night algumas semanas depois, mas já eram ótimos de inventar rotinas engraçadinhas.

"Obviamente a gente estava criando algum efeito, porque as pessoas ficavam pedindo para conhecer a gente, como o Muhammad Ali, por exemplo", George Harrison disse em Beatles Anthology. "Nos levaram para conhecê-lo na nossa primeira viagem. Foi uma coisa grande de publicidade. Era tudo parte de ser um Beatle. Ser carregado para os lugares e ser enfiado em salas com gente da imprensa tirando fotos e fazendo perguntas. Muhammad Ali foi bem fofo. Ele tinha uma luta chegando em poucos dias com Sonny Liston. Tem uma foto famosa com ele segurando dois de nós embaixo de cada braço.”

Quando chegou o dia da luta, os Beatles já tinham voltado para Londres, estavam se preparando para gravar "Can't Buy Me Love". Em um dos momentos mais chocantes da história do boxe, Liston basicamente se entregou depois de sete rounds. "Eu sou o melhor”, disse Clay, que mudaria seu nome para Muhammad Ali no mês seguinte. "Chacoalhei o mundo!" Nove anos mais tarde, Ringo Starr teria uma música de sucesso chamada "I'm the Greatest" (eu sou o melhor), composta por John Lennon.