Florence and the Machine, Aphex Twin e Jamie xx são indicados ao Mercury Prize 2015

The Magic Whip, disco de retorno do Blur, sequer ficou entre os finalistas na disputa pelo melhor álbum britânico do ano

Rolling Stone EUA Publicado em 16/10/2015, às 11h18 - Atualizado às 11h27

Florence Welch, vocalista do Florence and the Machine

Ver Galeria
(4 imagens)

How Big How Blue How Beautiful, de Florence and the Machine, Syro, do Aphex Twin, e In Colour, de Jamie xx, estão entre os álbuns indicados para disputar o prestigiado Mercury Prize, que honra o melhor álbum gravado por um artista britânico no ano. A cerimônia de premiação acontece em 20 de novembro, em Londres.

Galeria: discos internacionais lançados no primeiro semestre que você deve ouvir.

Outros nomes inclusos na lista são: o disco solo do líder do Supergrass Gaz Coombes, Matador, Are You Satisfied, do Slaves, o álbum autointitulado da cantora Eska, Shedding Skin, do Ghostpoet, Before We Forgot How to Dream, do Soak e My Love Is Cool, do Wolf Alice. O Mercury Prize foi estabelecido em 1992, e entre os vencedores recentes estão James Blake, Alt-J e PJ Harvey.

Segundo o site do The Independent, o que mais surpreendeu a opinião pública inglesa foram os discos que ficaram de fora da lista. Não foram lembrados o álbum de volta do Blur, The Magic Whip, o disco Short Movie, de Laura Marling – que vinha sendo indicada seguidamente há três álbuns para o prêmio.

Florence and the Machine é uma das atrações do Lollapalooza 216; veja mais aqui.

Get to Heaven, do Everything Everything, maior aposta dos editores para ganhar o prêmio, sequer ficou entre os 12 finalistas. Com Everything Everything fora da competição, Jamie xx surge agora como favorito para levar a honraria para casa, segundo o NME. O primeiro álbum, autointitulado, de xx, ganhou o Mercury Prize em 2010.

Veja abaixo a lista completa.

Slaves – Are You Satisfied

Gaz Coombes – Matador

Soak – Before We Forgot How to Dream

Jamie xx – In Colour

Benjamin Clementine – At Least for Now

Ghostpoet – Shedding Skin

Florence + the Machine – How Big How Blue How Beautiful

Eska – Eska

C Duncan – Architect

Róisín Murphy – Hairless Toy

Wolf Alice – My Love Is Cool

Aphex Twin – Syro