Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Em São Paulo, Florence Welch faz show estridente, mas bonito

Cantora se mostrou extremamente contente na primeira apresentação do Florence + the Machine no Brasil

Bruna Veloso Publicado em 24/01/2012, às 23h43 - Atualizado em 25/01/2012, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Florence Welch subiu ao palco do Summer Soul descalça e com um vestido esvoaçante amarelo e laranja - Stephan Solon / XYZ Live / Divulgação
Florence Welch subiu ao palco do Summer Soul descalça e com um vestido esvoaçante amarelo e laranja - Stephan Solon / XYZ Live / Divulgação

Florence Welch grita. E grita muito. Os agudos da cantora, em seu primeiro show no Brasil, chegaram a machucar os ouvidos em uma ou outra hora - mas nada que ofuscasse o poder que a britânica parece ter sobre o público, formado, na pista vip, por uma parte de fãs,uma parte de jovens que estavam apenas esperando pelo show de Bruno Mars, o headliner do Summer Soul, em São Paulo, nesta terça, 24.

Embora estridente, a "gritaria" de Florence nem de longe abalou o brilho da cantora. Se uma porção de quem não conhece os discos da britânica se assustou com o volume, os que a admiram se renderam à simpatia e à potência vocal dela. Em seus clipes, Florence aparece a maior parte do tempo séria, mas em São Paulo ela sorriu (um sorriso aberto, feliz) muitas vezes.

O começo, pontualmente às 21h, trouxe a cantora simpática ("E aí, Brasil?"), mas ainda com o rosto sem muitas expressões. Sob um vestido amarelo e laranja esvoaçante, ela entrou no palco cantando "Only if for a Night", de seu mais recente disco, Ceremonials (2011). No início, ela manteve a aura teatral, de estátua grega, queixo marcado e olhar perdido. Mas, no decorrer da apresentação, como acontece em muitos de seus shows, Florence pulou de um lado pro outro, rodopiou e agradeceu.

A apresentação durou cerca de 70 minutos, com músicas do primeiro disco - "Cosmic Love" (no final, ela disse "estou feliz de estar aqui", fez um coração com a mão e o beijou), "You've Got the Love" (apontando, enquanto cantava a frase título, para diversas pessoas na plateia, e tendo um coro em resposta) -, e até uma cover de Etta James. "Cantei essa música, bêbada, para o meu manager [quando ele a descobriu]. Essa é para Etta, a razão para eu estar aqui", ela disse antes de cantar uma versão de "Something's Got a Hold on Me" (especialmente aguda, sendo cantada à capella). Ceremonials esteve outras vezes presente, inclusive com a mórbida "What the Water Gave Me", que lembra o suicídio de Virginia Woolf ("Lay me down/ Let the only sound/ Be the overflow/ Pockets full of stones" - "Deite-me/ Deixe que o único som/ Seja o da enchente/ Bolsos cheios de pedras") e "Never Let Me Go" ("vocês parecem ondas", disse Florence, em referênica ao movimento dos braços da plateia).

Mas, é claro, nada se comparou a "Dog Days Are Over". Florence se surpreendeu com as palmas e aproveitou uma pausa para girar com a bandeira brasileira nos braços (em seguida, errando o tom por um segundo ao microfone, mas se corrigindo logo após).

No final, onze músicas depois, em "No Light, No Light", Florence sorriu ao ouvir o público cantar, e mais uma vez agradeceu. Carismática e parecendo sempre muito feliz com a recepção paulistana, Florence fez um bom show, amparada por sete músicos: backing vocal, harpista, um baixista/percussionista (que se reveza muito bem entre os dois instrumentos), dois tecladistas, baterista e guitarrista. Embora ótimas canções, como "Kiss with a Fist", tenham ficado de fora, a cantora cumpriu a missão com os fãs, e certamente arrebatou novos admiradores.

Entrevista: "Aquilo nunca tinha acontecido", diz Florence Welch sobre assédio dos paparazzi no Rio de Janeiro. Abaixo, veja um trecho do bate-papo:

Saiba abaixo como foram os outros shows do Summer Soul.