Pulse

Foo Fighters, Billie Eilish e mais protestam contra leis antiaborto nos EUA

Nova onda conservadora em legislação dos EUA trouxe mais de 300 projetos de lei contra o aborto, hoje legalizado em boa parte do país

Redação Publicado em 26/08/2019, às 19h30

None
Dave Grohl (Foto: Reprodução/YouTube)

136 artistas assinaram nesta semana um protesto da organização norte-americana Planned Parenthood contra as novas leis anti-aborto que varreram os EUA nos últimos meses. Entre os principais nomes da petição estão Foo FightersNine Inch Nails, Lady Gaga, Ariana Grande, Billie Eilish, Portugal. The Man e Lizzo

A reivindicação dos artistas faz parte da campanha sem fins lucrativos Bans Off My Body, publicada pela Billboard e realizada pelo grupo Planned Parenthood, conhecido por ajudar mulheres a tratar DSTs, prevenir gravidez e fazer abortos de modo seguro e com custo baixo, por vezes gratuitamente. 

+++ LEIA MAIS: Tom Morello chama Bolsonaro de "fascista populista" e Trump de "demagogo de cara laranja" 

Nos próximos meses, o grupo pretende conversar diretamente com os fãs de alguns artistas que assinaram a lista, e marcarão presença em shows e festivais. O objetivo é conseguir pelo menos 500 milhões de assinaturas na petição contra o banimento do aborto em alguns lugares nos EUA nos quais, hoje, o procedimento médico é legalizado. Pretendem chegar à marca antes do dia 22 de janeiro de 2020, dia do aniversário do caso Roe vs Wade, que facilitou o acesso ao aborto seguro nos EUA. 

Em 2019, os EUA viram uma onda conservadora bater às portas de seu governo. Este ano, mais de 300 Projetos de Lei pedindo restrição ao acesso ao aborto apareceram em vários estados do país, e 26 banimentos do procedimento já aconteceram. Ainda nesta semana, uma nova regra do governo de Donald Trump tornou ilegal para o Planned Parenthood e outros serviços de saúde receberem fundos federais para procedimentos de aborto. Em resposta, o grupo saiu do programa no geral. Lembrando que nos EUA não há sistema público de saúde como o SUS no Brasil, e quaisquer procedimentos de saúde são feitos por locais particulares ou organizações não-governamentais. 

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos: