Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Foo Fighters lança música gravada no coração do country norte-americano; ouça “Congregation”

Faixa é a terceira revelada do novo disco do grupo, Sonic Highways, que sairá em 10 de novembro

Redação Publicado em 31/10/2014, às 11h09 - Atualizado às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dave Grohl e o Foo Fighters se apresentam no festival Global Citizen Festival, no Central Park, em Nova York, em setembro de 2012. - Evan Agostini/AP
Dave Grohl e o Foo Fighters se apresentam no festival Global Citizen Festival, no Central Park, em Nova York, em setembro de 2012. - Evan Agostini/AP

Com as sessões de gravação em Nashville, nos Estados Unidos, prestes a irem ao ar no novo episódio da série Sonic Highways, na HBO norte-americana, o Foo Fighters divulgou “Congregation”, uma música áspera e cheia de lamúrias de guitarra criada durante a passagem do grupo pela cidade. Especificamente, a faixa traz o verso: “And they're singing like a bluebird in the round”, uma referência ao Bluebird Café, um lugar que marcou a banda durante a estadia por lá. O Foo Fighters gravou a canção no estúdio do artista country Zac Brown, chamado Southern Ground Studios. A canção estará no oitavo disco da banda, também chamado Sonic Highways, previsto para chegar no dia 10 de novembro.

As notícias de que o grupo estava interessado em ter Nashville no documentário/disco surgiram em maio deste ano, quando Dave Grohl fez uma apresentação justamente no

Bluebird Café, tocando músicas da banda como “Everlong” e “Big Me”, no violão. “O Bluebird que eu sabia pouco, mas que me ensinou muito”, disse o músico sobre a experiência. “Em Nashville, parece existir esses ritos de passagem pelos quais você precisa passar para se tornar uma estrela, seja como cantor ou compositor. E Bluebird é um desses lugares, você precisa tocar lá.”

A prévia do episódio mostra Grohl se apresentando na casa de shows e brincando com o público. “Um dia desses, eu vou conseguir estourar e ser famoso, cara”, disse ele, seguido de risadas da plateia. Há também entrevistas com Dolly Parton, quem falou sobre a importância da música country e com Carrie Underwood, cuja entrevista destaca a quantidade de pessoas que vão a Nashville para compor.

Ouça “Congregation”:

Assista à prévia do terceiro:

Inspiração com a morte de Kurt Cobain

Os dilemas que passaram pela jovem cabeça de Deve Grohl quando o Kurt Cobain morreu, em abril de 1994, colocando o fim no Nirvana – passando pelos oito meses de luto, até voltar a gravar músicas próprias e, por fim, fundar a banda que hoje é o Foo Fighters – são as linhas condutoras de “Subterranean”, uma das músicas do mais novo disco da banda, Sonic Highways, segundo ele contou ao The Pulse of Radio (através do site Blabbermouth ).

Se o grunge ficou em silêncio naquele dia 5 de abril de 1994, imagine estar dentro da mente de Grohl. Então com 25 anos e baterista da maior banda de rock do mundo na época, o Nirvana, ele acabara de perder o amigo e líder do grupo, Kurt Cobain, que havia tirado a própria vida. O que fazer? Ele voltaria à música, de alguma forma?

“Eu não queria fazer música depois do Nirvana e, então, o tempo passou e eu pensei: ‘Espere um pouco, música é a única coisa que me ajudou a começar de novo, vai me curar, é isso que eu devo continuar fazendo’”, disse ele. “Então voltei àquele mesmo estúdio e gravei de novo. E minha vida foi reiniciada. Isso se tornou o tema do episódio e também o tema da música.”

Quando Grohl se refere ao “episódio”, trata-se de mais um capítulo da série de TV Sonic Highways, que promete contar a história da música norte-americana, ao mesmo tempo em que apresenta os bastidores da gravação do oitavo álbum do Foo Fighters. “Subterranean” foi gravada em Seattle, nos Estados Unidos, e o episódio em questão estrará nos Estados Unidos no dia 28 de novembro. Sonic Highways será exibida no Brasil pelo canal BIS, a partir do dia 30 de novembro, sempre às 20h30, e nos domingos seguintes a partir desta data.

Mais sobre o novo disco

Gravado em oito estúdios lendários, cada um em uma cidade diferente dos Estados Unidos, Sonic Highways tem produção de Butch Vig e será lançado juntamente à série homônima, que trará o todo o processo de gravação do disco, contando também a história dos estúdios por onde o grupo passou.

Recentemente, Dave Grohl comentou a sonoridade do álbum: “Você vai reconhecer o Foo Fighters nesse disco, mas ainda assim se surpreenderá conosco. Estamos fazendo coisas que nunca fizemos antes”. Ele ainda acrescentou: “Ainda queria dizer que são apenas oito canções, mas acho que será nosso álbum mais longo porque, enquanto eu escrevia essas músicas, eu tive que ter uma aproximação ao cinema. Como se eu não pudesse escrever um jingle de três minutos e meio para a [rádio] KROQ e depois filmá-lo para encerrar um episódio sobre a história da música de Nova Orleans, sabe?”.

Sobre a série na HBO, ele afirmou: “A gente foi lá, começou a gravar, e eu sai pela cidade filmando e entrevistando o máximo de pessoas que pude. Fiz mais de 100 entrevistas. Ao fim da semana, peguei todas as minhas anotações, coloquei-as no chão, sentei com uma caneta e meu diário e reduzi todas essas histórias s uma música. Eu retirei elementos das experiências, anedotas e o ambiente das pessoas – é como uma reportagem. É ‘bungee jumping’ musical”.

Até o momento, duas músicas do novo disco já foram reveladas por completo. “The Feast and The Famine”, a mais recente delas, aposta em guitarras raivosas, como se transbordasse a energia roqueira de Washington DC, local em que foi gravada.

Ouça “The Feast and The Famine”:

Já “Something From Nothing” traz uma mensagem positiva e apresenta as já conhecidas inversões de tempo da canção usada pelo Foo Fighters, com refrães explosivos rodeados de versos banhados em águas calmas.

Tracklist de Sonic Highways:

1. "Something From Nothing"

2. "The Feast and the Famine"

3. "Congregation"

4. "What Did I Do?/God As My Witness"

5. "Outside"

6. "In the Clear"

7. "Subterranean"

8. "I Am a River"

Shows no Brasil com abertura do Kaiser Chiefs

O Foo Fighters anunciou que estará de volta ao Brasil para shows em quatro cidades brasileiras no próximo mês de janeiro, com abertura do Kaiser Chiefs. A banda inglesa – que divulga o disco Education, Education, Education & War – volta ao Brasil após se apresentar no festival Lollapalooza 2013, na cidade de São Paulo.

Em março deste ano, o Kaiser Chiefs lançou o quinto disco da carreira, Education, Education, Education & War, com 10 faixas. O álbum – gravado nos estúdios Maze, em Atlanta – teve produção de Ben H. Allen III (Gnarls Barkley, Animal Collective e Deerhunter). Education, Education, Education & War sucede The Future Is Medieval (2011), sendo o primeiro sem o baterista e compositor Nick Hodgson, que deixou a banda no ano passado, dando lugar a Vijay Mistry.