As formações do AC/DC: idas, vindas e como a banda se transformou ao longo dos anos

Conheça as mudanças na formação da banda

Redação Publicado em 31/07/2020, às 10h21

None
AC/DC na capa de Highway To Hell (Foto: Divulgação)

Formada em 1973 pelos irmãos Malcolm e Angus Young, o AC/DC passou por diversas transformações ao longo dos anos. O álbum Back in Black, um dos mais aclamados da carreira da banda e marco como primeiro do grupo após a morte do vocalista BonScott, completou 40 anos recentemente. Essa não foi a única mudança no grupo, como lembra o site Expresss UK.

A primeira formação da banda tinha o baixista Larry Van Kriedt, baterista Colin Burgess e vocalista Dave Evans. O nome da banda surgiu das siglas usadas para descrever as correntes elétricas alternadas e contínuas, e representava a energia da banda nas apresentações.

Segundo o livro Two Sides to Every Glory (2005), de Paul Stenning, a voz do primeiro vocalista incomodou o empresário da banda, e Scott substituiu Evans em 1974. A banda seguiu com a mesma formação até 1977, ano da criação do logo do AC/DC e saída de Van Kriedt e Burgess.

+++ LEIA MAIS: Conheça o primeiro vocalista do AC/DC, demitido para a chegada de Bon Scott

Após a saída dos últimos integrantes originais além dos Young, a banda foi completa com Phil Rudd na bateria e Mark Evans no baixo - que logo foi substituído por Cliff Williams, baixista do grupo até 2016. Rudd saiu da banda em 1983, mas retornou em 1994 e ficou na posição até 2015.

Em 1980, a banda levou o maior golpe com a morte de Scott. O vocalista da banda foi encontrado morto em 19 de fevereiro de 1980 em decorrência de uma intoxicação alcoólica aguda. Brian Johnson o substituiu e permaneceu com a banda até 2016, quando se aposentou por problemas de audição.

+++ LEIA MAIS: Kiss, Guns, AC/DC e mais: 11 bandas que mandaram mal no primeiro show [LISTA]

Malcom Young deixou o grupo em 2014, três anos antes de morrer. A formação atual da banda conta com Angus Young, Chris Slade nas baterias, Stevie Young na guitarra e Axl Rose, do Guns N’ Roses, como vocalista.


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS