Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Francis Ford Coppola basicamente inventou o smartphone mas ninguém ligou

O diretor de O Poderoso Chefão apresentou seu protótipo para a Sony, mas foi esnobado

Redação Publicado em 02/06/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Francis Ford Coppola (Foto:AP Photo/Andrew Medichini/File)
Francis Ford Coppola (Foto:AP Photo/Andrew Medichini/File)

Francis Ford Coppola é, obviamente, mais conhecido por ter dirigido clássicos do cinema como a trilogia O Poderoso Chefão, Apocalypse Now e Drácula de Bram Stoker. Mas o que nem todo mundo sabe, é que o cultuado cineasta basicamente inventou o smartphone.

Em entrevista à Rolling Stone EUA, ele contou sobre quando criou um protótipo de um dispositivo que eliminaria a necessidade de pegar carro para ir às compras.

"Eu era amigo do Sr. [Akio] Morita, da Sony, então mostrei para ele essa coisa que eu havia feito de madeira balsa, como um pequeno computador beta com gravador de voz, e falei: 'Esse é o carro do futuro. Agora, se você quer algo, precisa dirigir para encontrar. No futuro, você só vai pegar isso no seu bolso e fazer o pedido por ali mesmo", explicou Coppola.

Infelizmente, ninguém prestou atenção nem levou o visionário a sério. Levaram ele e sua pequena escultura para o departamento de telefone da Sony, mas "logo percebi que eles ainda estavam travados na era Alexander Graham Bell. Mostrei o que eu tinha, que era basicamento o que hoje é um smartphone, mas não, eles agradeceram e disseram que não tinham interesse."

+++ De Zeca Pagodinho a Kendrick Lamar, Djonga escolhe os melhores de todos os tempos