Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Frank Ocean revela o contemplativo álbum visual Endless

Cantor descarta o título Boys Don't Cry e vai lançar novas músicas – separadas de Endless – este fim de semana

Rolling Stone EUA Publicado em 19/08/2016, às 12h20 - Atualizado às 13h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O músico norte-americano Frank Ocean - Reprodução/Site
O músico norte-americano Frank Ocean - Reprodução/Site

Frank Ocean revelou um novo álbum visual intitulado Endless (disponível neste endereço), um precursor da real sequência de Channel Orange (2012). Ocean foi ao livestream dele, boysdontcry.co, na última quinta, 18, e deu prévias de Endless, o disco visual que traz o cantor construindo uma escadaria enquanto mostra as novas músicas.

A Rolling Stone EUA confirmou que Endless é um projeto diferente do novo álbum propriamente dito. O disco, com lançamento agendado para este fim de semana, na na Apple Music, foi previamente chamado de Boys Don't Cry, mas a RS apurou que o cantor mudou aquele título por outro.

LEIA TAMBÉM

Saiba como 31 artistas saíram do armário publicamente

[Arquivo] Frank Ocean – Mudando o Mundo (2012)

[Resenha] Frank Ocean – Channel Orange (2012)

Endless traz uma variedade de participantes, incluindo Jonny Greenwood, do Radiohead, James Blake, Jazmine Sullivan, o cantor de R&B Sampha e o produtor Arca. O álbum também inclui violinos, contrabaixos e violoncelos da London Contemporary Orchestra, conduzidos por Robert Ames.

A participação mais curiosa, entretanto, é a da cantora brasileira Gal Costa, na 13ª faixa de Endless, chamada "Honeybaby". Segundo o blog do jornalista Mauro Ferreira no portal G1, Ocean utilizou um sample da voz dela de um trecho da canção "Vapor Barato", em registro ao vivo, lançado originalmente como o LP duplo Fa-tal - Gal a Todo Vapor, de 1971 (ouça um trecho aqui).

Os fãs seguiram ansiosamente a enigmática presença online do músico depois que o New York Times informou, no começo deste mês, que o novo disco dele, supostamente intitulado Boys Don't Cry, sairia naquela semana. Em vez disso, os fãs receberam o lançamento do que pareceu ser o streaming ao vivo de um vídeo em preto e branco, no qual Ocean constrói caixas e mostra trechos instrumental de faixas.

Na última quinta, 18, ele retornou ao streaming no site dele e mostrou novas e contemplativas músicas completas, com vocais, conforme ele construía uma escadaria dentro do mesmo cômodo – e com o mesmo pano de fundo – do primeiro streaming ao vivo.

A Apple também lançou uma série de playlists relacionadas a Ocean precedendo o próximo LP dele.

Tracklist de Endless

1. "Device Control"

2. "Alabama"

3. "U-N-I-T-Y"

4. "Commes Des Garcons"

5. "Wither"

6. "In Here Somewhere"

7. "Sideways"

8. "Deathwish (ASR)"

9. "Rushes To"

10. "At Your Best (You Are Love)"

11. "Mine"

12. Ambience 001: "In a Certain Way"

13. Ambience 002: "Honeybaby"

14. "Hublots"

15. "Slide on Me"

16. "Florida"

17. "Rushes"

18. "Higgs"