Franz Ferdinand voltará à ativa em 2012

Guitarrista da banda, Nick McCarthy disse que o grupo precisava de descanso após anos em turnê

Redação Publicado em 04/11/2011, às 16h44 - Atualizado às 17h37

Franz Ferdinand
Foto: AP

O guitarrista do Franz Ferdinand, Nick McCarthy, confirmou que o grupo deve voltar à ativa em 2012. O retorno acontecerá após um hiato de quase dois anos desde o fim da turnê do álbum Tonight: Franz Ferdinand (2009), em fevereiro de 2010. As informações são do jornal escocês Daily Record.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

"Nós fizemos turnês em excesso e precisávamos sentir prazer em tocar, novamente", contou McCarthy ao jornal. "Está indo tudo muito bem, pensamos em fazer algo após esse período sabático."

McCarthy também afirmou que a banda não sente mais a necessidade de ser prolífica como antigamente. "Nós costumávamos pensar: qual o problema de gravar um disco por ano?", revelou o músico. "'Ah, não. Vamos mudar o sistema um pouco'. Nos dias de hoje, as pessoas gravam um álbum por ano e fazem turnê por dois anos. Não acaba nunca."

A frente do projeto paralelo Box Codax, McCarthy continua colaborando com os outros integrantes do Franz Ferdinand: o baixista Bob Hardy fará o clipe do single "Choco Pudding", enquanto Paul Thomson toca bateria em boa parte das canções do álbum. O vocalista, Alex Kapranos, não se envolveu de nenhuma forma na produção do Box Codax, mas apoiou a empreitada. Em 2007, Kapranos lançou o livro Mordidas Sonoras, que reúne resenhas gastronômicas feitas por ele entre 2005 e 2006 para o jornal britânico The Guardian, além de textos inéditos.