Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Freddie Mercury vs David Bowie: ouça os vocais isolados do hit 'Under Pressure'

Dois dos maiores vocalistas, juntos - não pode dar errado

Redação Publicado em 20/03/2020, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie (Foto: AP) e Freddie Mercury (Foto: Gill Allen / AP)
David Bowie (Foto: AP) e Freddie Mercury (Foto: Gill Allen / AP)

“Under Pressure” é um dos maiores clássicos do Queen. A voz de Freddie Mercury está inalcançável… Mas algo quase esquecido é que essa música, na verdade, tem dedo de outro artista incrível: David Bowie é co-autor.

Como Far Out explicou em um artigo, Bowie e Mercury se encontraram em 1981, quando Queen gravava Hot Space. Os dois estavam no mesmo estúdio - David para a trilha sonora do filme A Marca da Pantera(1982). Foram juntos para uma sala, e depois de 24 horas regadas a drogas, nasceu o hit.

+++ LEIA MAIS: Os 18 clipes mais icônicos da história da música: de Queen a Miley Cyrus [LISTA]

Quando lançado, foi sucesso absoluto. Deu ao Queen o segundo nº1 nas paradas de sucesso (antes, conseguiram a posição com “Bohemian Rhapsody”) e a Bowie o terceiro (antes, “Space Oddity” e “Ashes to Ashes”). 

Bom para eles, melhor para quem ouve:“Under Pressure” tem dois cantores incríveis. Tudo melhora com esta versão de vocais isolados - soa, quase literalmente, como uma luta entre as vozes de Mercury e Bowie. Ambas provam-se mais e mais potentes, cada vez melhores.

+++ LEIA MAIS: Freddie Mercury quebrou todo o camarim do Queen no Rock in Rio porque o chamaram de 'bicha'

Tudo foi direção de Bowie, como explicou Brian May, guitarrista do Queen, ao Ultimate Classic Rock: “Tinha mais experiência nesse método vanguardista de construir vocais. Disse: ‘Todo mundo entra lá sem ideias, notas, e canta a primeira coisa que vier à cabeça.’ Fizemos isso, então compilamos pedacinhos - e ‘Under Pressure’ foi isso, um monte de pensamento aleatório.” 

Ouça a batalha vocal de David Bowie e Freddie Mercury:

+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA