Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Fresno celebra 15 anos de carreira com gravação de DVD ao vivo

“Estamos extremamente felizes com este novo projeto”, diz Lucas Silveira

Luciana Rabassallo Publicado em 16/10/2014, às 18h07 - Atualizado às 18h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Banda Fresno lançou o disco-EP <i>Eu Sou a Maré Viva</i> no primeiro semestre de 2014 - Divulgação
Banda Fresno lançou o disco-EP <i>Eu Sou a Maré Viva</i> no primeiro semestre de 2014 - Divulgação

O Fresno acompanhou todas as mudanças que a indústria fonográfica sofreu nos últimos anos. Conquistou os primeiros fãs compartilhando canções de forma gratuita na internet e, posteriormente, assinou com uma grande gravadora. Fez turnês por todo o país; lançou quatro discos até resolver reverter o processo e voltar a ser uma banda independente.

Fresno faz "manifesto contra a futilidade" em Eu Sou a Maré Viva.

Nesta quinta-feira, 16, Lucas Silveira (vocal e guitarra), Gustavo Mantovani (guitarra), Mario Camelo (teclado) e Thiago Guerra (bateria) celebram essa trajetória, que já soma 15 anos, gravando o primeiro DVD ao vivo completo da carreira do grupo no Audio SP, em São Paulo. “Estamos extremamente felizes com este novo projeto”, afirma o incansável cantor.

Artistas elegem os riffs mais marcantes do rock internacional.

Como surgiu a ideia de gravar o DVD?

É algo que há muito tempo nós pensamos em fazer. É um presente para os fãs e também para nós. Sempre sonhamos em gravar os nossos fãs e mostrar a quem nunca foi a um show da banda como o nosso público se comporta. As nossas apresentações são sempre cheias de energia, e parte dessa força vem do público, que canta todas as músicas.

Com seis discos de estúdio lançados, fora os EPs, foi difícil fazer uma seleção de músicas?

Todos os dias, durante os ensaios, nós nos sentamos e conversamos sobre essa escolha. Queríamos fazer uma mistura entre algumas canções obscuras e os nossos grandes hits.

Queríamos contar a nossa história durante o show. Obviamente, o roteiro não foi feito para seguir uma cronologia, mas queríamos mostrar todas as fases que a Fresno viveu nestes últimos 15 anos.

Artistas elegem os riffs mais marcantes do rock internacional.

Depois de tantas mudanças nesta década e meia, o que é o Fresno hoje?

É uma banda de rock que viveu e sobreviveu a muitos desafios desde que saiu de Porto Alegre de forma completamente independente. É uma banda que tenta sempre fazer coisas novas e levar para o nosso público um som de alta qualidade. Atualmente, estamos com uma sonoridade pautada em ambientações épicas e instrumentação de orquestra, algo que é completamente diferente do que fazíamos no começo da carreira.

Os fãs que hoje vão aos shows e compram os discos são os mesmos de 15 anos atrás?

Grande parte dos nossos fãs nos acompanha até hoje. Nós prezamos demais pelas pessoas que admiram o nosso trabalho e vão aos nossos shows. Tratamos os fãs de igual para igual e acho que é uma boa forma de fazer com que eles se sintam mais próximos da gente. Além disso, estamos sempre acessíveis nas redes sociais. Saber o que os fãs estão pensando e o que querem ouvir é essencial para uma banda.

DVD banda Fresno

16 de outubro (quinta-feira), às 22h

Audio Club – Avenida Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca – São Paulo (SP)

Ingressos: R$ 160 (haverá meia entrada)