Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Com tema musical do Fresno, longa O Diabo Mora Aqui une terror e folclore brasileiro

Filme estreia em São Paulo nesta quinta, 28, e traz a música inédita “Deixa a Alma Escapar”, da banda gaúcha, na trilha sonora

Gabriel Nunes Publicado em 28/07/2016, às 14h48 - Atualizado às 15h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Diabo Mora Aqui - Fresno  - Divulgação
O Diabo Mora Aqui - Fresno - Divulgação

Um grupo de jovens em uma casa mal-assombrada e isolada do resto do mundo. Essa é uma das temáticas mais empregadas e consolidadas nas narrativas de filmes de terror desde que Evil Dead (conhecido no Brasil como Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio) estreou há 35 anos. Bebendo direto dessa fonte, o produtor Marcel Izidoro revisita a história de Sam Raimi sob uma nova perspectiva com o longa-metragem O Diabo Mora Aqui, cuja estreia acontece nesta quinta, 28, no Caixa Belas Artes, em São Paulo.

“A ideia era fazer algo que pudesse ser tanto universal quanto brasileiro”, diz Dante Vescio, um dos diretores do longa. Filmado ao longo de duas semanas, O Diabo Mora Aqui conta a história de quatro jovens que decidem passar uma breve temporada em uma idílica fazenda colonial em Amparo, interior paulista. Mas o que eles não sabem é que o local é assombrado por uma mórbida herança do período escravocrata. “O fator histórico tem uma presença bastante forte no filme. Ele aparece o tempo todo sob a forma dos fantasmas da escravidão, seja no sentido literal ou figurado.”

Além de recorrer a uma época nebulosa da nossa história para construir o enredo, a produção também se apropria de algumas lendas urbanas que assombram o imaginário popular e de elementos característicos de religiões afro-brasileiras, como a quimbanda. “Todos esses fundamentos estavam presentes nas nossas cabeças desde o começo da elaboração da história do filme”, explica Vescio. “Tentamos fazer com que eles funcionassem por conta própria, sem depender de citações diretas às lendas e às religiões.”

Para Daniel Weber, montador do filme, outro aspecto que diferencia O Diabo Mora Aqui da maior parte das produções convencionais do terror nacional é o distanciamento em relação à estética escrachada e explícita do subgênero trash. “Nada contra o gore e o trash, mas nossa proposta aqui era a de fazer uma obra mais atmosférica do que gráfica.”

A estreia acontece no Caixa Belas Artes, em São Paulo, às 21h10. Com previsão de permanecer três semanas em cartaz na capital paulista, O Diabo Mora Aqui ganha ainda exibição no cinema do Shopping Frei Caneca, entre outras salas do circuito SPCine.

Assista ao trailer abaixo.

Fresno fez música para o filme

Além do lançamento comercial do filme, marca esta quinta a divulgação do tema musical da produção. Desenvolvida a quatro mãos pelos músicos Lucas Silveira e Thiago Guerra – respectivamente vocalista e baterista da banda Fresno – a faixa “Deixa a Alma Escapar” une elementos da música folclórica às guitarras densas que caracterizam o som do quinteto gaúcho.

“A inspiração veio dos tons terrosos que permeiam o filme”, declara em comunicado Silveira. “Aquilo pedia por uma música com tambores que remetam ao nosso lado tribal, aliado a uma tonalidade que venha do sertão brasileiro. A letra fala sobre o legado que deixaremos quando for a hora de partir, a nossa responsabilidade em relação ao futuro e a escolha que se faz quando se quer mudar o mundo e tudo que essa opção acarreta.”

Ouça abaixo “Deixa a Alma Escapar”, tema de O Diabo Mora Aqui.