Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Friends: 7 vezes que mostram que Rachel e Monica tinham uma amizade tóxica [LISTA]

Será que elas eram tão melhores amigas assim?

Redação Publicado em 31/12/2019, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jennifer Aniston e Courteney Cox em Friends (Foto: Reprodução)
Jennifer Aniston e Courteney Cox em Friends (Foto: Reprodução)

A amizade de Rachel e Monica é apresentada logo no episódio piloto deFriends. Amigas desde o período da escola, elas se encontram no Central Perk após anos sem contato e Rachel está péssima depois de abandonar o casamento. E assim, Monica convida a colega para passar alguns dias em seu apartamento

Em um primeiro momento, essa relação das duas parece ser bastante positiva, porque Monica incentiva a independência de Rachel, convida a amiga para finalmente elas morarem juntas, entre outras atitudes afetuosas que são mostradas ao longo das temporadas.

+++LEIA MAIS: 8 cenas de Friends que certamente fizeram você chorar - e farão de novo [LISTA]

No entanto, ao observar minuciosamente as atitudes negativas das duas em relação à outra, é possível entender que, na verdade, elas tinham uma amizade complicada e não eram tão melhores amigas como parece. 

Anteriormente, a amizade delas não tinha sido duradoura, diferentemente do que melhores amigos costumam fazer e se esforçar ao máximo para manter uma relação. Há o argumento de que colegas de colégio não são permanentes, assim, é aceitável que elas não tenham mantido contato, mas não parece com uma atitude de BFFs - como elas são apresentadas ao público. 

+++LEIA MAIS: Quanto os atores de Friends ganham até hoje com os direitos autorais?

Certamente não dá para convencer alguém de que elas não eram melhores amigas - e estavam longe disso - apenas com a introdução, por isso, listamos 7 motivos que provam o quão tóxica poderia ser a amizade de Monica e Rachel:

As duas são egocêntricas 

Monica e Rachel são bastante egocêntricas e podem realmente se concentrar apenas nos próprios problemas sem pensar nas outras pessoas e isso já é motivo suficiente para elas não serem boas amigas. Vale lembrar: claro que elas se ajudam, mas a amiga torna-se sempre a segunda opção.

+++LEIA MAIS: Friends: A pior coisa que cada personagem fez durante a série [LISTA]


Monica não corrige o relacionamento de Ross e Rachel

Em várias situações Monica parece se intrometer na vida de Rachel. Mas não mostra muito interesse quando o assunto é o Ross. Ela parece não se esforçar o suficiente para ajudar a consertar o romance quebrado do irmão e da amiga, principalmente na história de “estávamos dando um tempo”. 

Claro, pode-se argumentar que Ross é irmão de Monica e que seria pior para a relação dos dois se a irmã do paleontólogo aconselhasse ou se intrometesse. No entanto, parece mais uma falta de interesse por parte de Monica em ajudar o casal. 

+++LEIA MAIS: 7 motivos para acreditar que Rachel e Joey formavam o melhor casal de Friends [LISTA]


Monica esconde o relacionamento com Chandler

Melhores amigos contam absolutamente tudo. Esse é o objetivo de ter uma melhor amiga, não é? É por isso que é realmente estranho quando Monica e Chandler começam a namorar secretamente e demoram meses para contar aos amigos. E, na verdade, eles não revelam, mas os amigos descobrem.

Ainda, quando Chandler volta de Londres e tem a “mania” de beijar as meninas, Rachel nem desconfia que pode estar rolando algo entre os dois e questiona Monica, ela simplesmente ignora esse fato. 

+++LEIA MAIS: Friends: Monica e Chandler não foram planejados para ficarem juntos; entenda


Rachel prefere pedir ajuda a Phoebe quando descobre a gravidez

Rachel descobre a gravidez próximo ao casamento de Monica e Chandler. No primeiro episódio da 8ª temporada, "Aquele depois do sim", ela conta para Phoebe que está grávida. Por que não conta a Monica o segredo?

Isso é super confuso e outro motivo pelo qual as duas não são melhores amigas. Se fossem realmente próximas, Rachel se sentiria totalmente confortável em lhe dizer tudo, mesmo que Monica tenha acabado de casar. Embora não seja o momento perfeito, não há problema em falar sobre situações importantes com melhores amigos, até porque essa é a vida real.

+++ LEIA MAIS: Friends: 3 reviravoltas da história que quase foram ao ar, mas acabaram canceladas


Monica ignora os sentimentos de Rachel e ajuda Emily com o casamento

Na quarta temporada, quando Ross vai casar com Emily, Rachel ainda é bem apaixonada e sofre por ele. Em nenhum momento, Monica aconselha o irmão a conversar com Rachel ou pergunta a ele se tem certeza de que é com Emily com quem ele quer ficar. Um melhor amigo faria isso. Para piorar, no episódio "Aquele com todos os vestidos de noiva", Monica vai comprar o vestido de casamento de Emily, sem nem pensar nos sentimentos da amiga.

+++LEIA MAIS: Friends: 4 razões para acreditar que Ross devia ter ficado com Emily (e 4 para Rachel ter sido a escolha certa)


O apartamento 

No sexto episódio da primeira temporada, "Aquele com o traseiro", Rachel descobre que Monica é extremamente mandona e só quer as coisas do jeito dela. A chef de cozinha fica brava, porque a amiga troca alguns ítens na sala de estar do "apartamento delas". 

Não é justo deixar Rachel morar com ela e depois agir como se o apartamento fosse apenas dela. Este é apenas um exemplo de como Monica pode ser autoritária e como não costuma pensar nos desejos e sentimentos das outras pessoas. 

+++LEIA MAIS: Os 7 piores episódios de Friends, segundo o público [LISTA]


Inveja

Assim que Monica e Chandler decidem se casar, no primeiro episódio da 7ª temporada, "Aquele com o momento da Monica", ela quer fazer uma festa de noivado. No entanto, acidentalmente vê Rachel e Ross se beijando e fica brava. Ela esperava que fosse tudo sobre ela. Melhores amigos não deveriam se apoiar? 

Mais tarde, quando o casal decide morar junto, Monica e Rachel lidam de uma maneira estranha sobre a situação. Em vez de ficar aliviada por a amiga ser boa nisso e facilitar o momento, Monica fica brava porque ela preferiria que Rachel ficasse chateada. 

As duas agem de maneira muito imatura nessa cena e, se fossem melhores amigas, teriam tido uma conversa aberta e honesta antes de virar uma discussão à toa. 

+++LEIA MAIS: 8 segredos dos bastidores de Friends que você provavelmente não sabia [LISTA]


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'