Velório de Nelson Mandela acontecerá entre 10 e 13 de dezembro

O corpo do ex-presidente da África do Sul e Nobel da Paz será enterrado no dia 15, na aldeia onde ele cresceu

Redação Publicado em 06/12/2013, às 11h31 - Atualizado às 12h19

Galeria - Nelson Mandela - abre
Arquivo/AP

Foram divulgadas informações oficiais a respeito dos eventos funerários do ex-presidente da África do Sul e Nobel da Paz Nelson Mandela, que morreu na última quinta, 5, aos 95 anos, em Johannesburgo. O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, declarou em um pronunciamento nesta sexta, ,6, que o velório do ex-presidente será realizado entre 10 e 13 de dezembro, no Estádio Nacional de Johanesburgo. Já o enterro acontece no dia 15.

Relembre as homenagens do cinema ao líder político

O corpo será velado em Pretória em um caixão com tampa de vidro. Posteriormente, será levado para a residência e gabinete presidencial da África do Sul, onde acontecerá uma cerimônia com a presença de líderes de vários países, incluindo, possivelmente, o presidente norte-americano Barack Obama (segundo o canal ABC). A pedido de Mandela, o corpo, que nesta manhã foi transferido da casa do líder, em Johannesburgo, onde acontece uma vigília, para um hospital militar, em Pretória, será enterrado na aldeia de Qunu, onde ele cresceu. No local, também estão os restos mortais de familiares dele.

Playlist: músicas dedicadas a Nelson Mandela.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o funeral de Mandela é algo equivalente ao do papa João Paulo II, em 2005, em termos de importância e mobilização popular e da imprensa.

Nelson Mandela: reveja os grandes momentos do líder sul-africano.