Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Gabriel Bá é indicado ao Eisner Awards

"Oscar dos quadrinhos" deu destaque a The Umbrella Academy, obra ilustrada pelo quadrinista e escrita por Gerard Way, vocalista do My Chemical Romance

Da redação Publicado em 09/04/2009, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Gabriel Bá é o único brasileiro a concorrer na edição deste ano do Eisner Awards, o "Oscar dos quadrinhos". Em compensação, o quadrinista emplacou de cara três indicações: melhor ilustrador (The Umbrella Academy), melhor capista (por Casanova e The Umbrella Academy) e melhor álbum gráfico - republicação (The Umbrella Academy: Apocalypse Suite).

The Umbrella Academy, obra de Gerard Way (vocalista da banda My Chemical Romance) ilustrada por Bá, concorre também por melhor capista (James Dean, que também assina capas da série) e melhor colorista (Dave Stewart). O trabalho figura entre os nomes mais citados da lista, ao lado de outros estrangeiros como o francês Emmanuel Guibert, com quatro indicações para Alan's War.

No ano passado, Way chegou a ser acusado de plágio pelo enredo da série, que conta aventuras em uma escola para super-heróis. O quadrinista norte-americano Hart Fisher acusou o artista de usar suas ideias tanto em letras para músicas do My Chemical Romance como nas ideias da HQ. Way refutou a hipótese, mas declarou ter mandado um e-mail há anos agradecendo Fisher pela inspiração.

No páreo por melhor antologia, ainda, MySpace/Dark Horse Presents, que contém duas histórias curtas do Umbrella e uma em parceria de Bá e Fábio Moon, seu irmão gêmeo, chamada Super Gêmeos, Ativar.

No ano passado, Bá ganhou na categoria melhor série limitada, também com The Umbrella Academy. A parceria entre os irmãos e o quadrinista Rafael Grampá levou uma estatueta por melhor antologia, pela revista independente 5.

Os vencedores deste ano serão anunciados no dia 24 de julho.

Moon postou em seu blog, na quarta, 8, a respeito das categorias disputadas pelo irmão no Eisner 2009. "Ser indicado é super legal, nos dá um ânimo para trabalhar mais e melhorar mais. Mesmo achando que vamos perder em todas as categorias, só a presença na lista já muda completamente o astral aqui no estúdio, e estamos andando nas nuvens."

The Umbrella Academy deve chegar ao Brasil este ano, pela editora Devir.