Game of Thrones: afinal, por que Ned Stark e Robert Baratheon iniciaram a rebelião que destruiu os Targaryen?

Apenas pequenas partes do conflito foram mostradas na série

Redação Publicado em 01/07/2020, às 12h06

None
Ned Stark e Robert Baratheon (Foto: Reprodução/HBO)

O contexto da primeira temporada de Game of Thrones era simples: Robert Baratheon era o rei de Westeros e dos Sete Reinos, e a Mão do Rei, Jon Arryn, havia acabado de ser assassinado. Robert chegou ao poder depois de entrar em guerra com os Targaryen junto com Ned Stark. Esse conflito culminou na destruição da casa. Mas uma dúvida recorrente entre os fãs da série é pelo motivo dos dois iniciarem essa rebelião.

Antes de Robert ser rei de Westeros, o monarca era o rei Aerys Targaryen II, conhecido como Rei Louco. Mas as motivações do Baratheon não foi pelo inconformismo do regime de Aerys, mas sim romântico, porque ele iria casar com Lyanna Stark, irmã de Ned, mas ela teria sido sequestrada pelo príncipe Rhaegar Targaryen, filho mais velho do tirano e casado com Elia Martell

+++LEIA MAIS: Como e quando o Avatar Aang morreu depois de A Lenda de Aang

Além disso, Ned Stark teve ainda mais motivação para se rebeliar de Aerys Targaryen II. Quando Lyanna foi sequestrada, o pai Rickard e Brandon, irmão mais velho dela, foram tirar satisfação com Rei Louco. No entanto, o tirano mandou executar os dois por traição. Então, uma aliança poderosa foi formada para tirar os Sete Reinos das mãos dos Targaryen. A rebelião durou cerca de um ano.

O fim de tudo se deu na Batalha do Tridente, onde Robert Baratheon matou Rhaegar Targaryen por ter sequestrado o amor da vida dele. Esse evento deixou a vitória quase nas mãos da rebelião. O empurrão final se deu quando os Lannister traíram os Targaryen, quando Jaime matou o Rei Louco.

+++LEIA MAIS: Como Dark 3 encaixou cada grão de areia de uma ampulheta temporal - e criou ficção científica quase perfeita [REVIEW]

No entanto, o que ninguém sabia, é que Lyanna Stark amava Rhaegar Targaryen. Ou seja, os dois fugiram juntos, com consentimento das duas partes. Os dois casaram e tiveram um filho, mas Lyanna morreu no parto. Nos últimos momentos dela, a irmã de Ned foi encontrada por ele, então pediu para o irmão prometer cuidar do filho dela, que mais tarde levou o nome de Jon Snow e todos pensavam ser filho do Stark.

Tudo faz sentido, quando esse fato foi revelado na série, porque Ned Stark sempre foi considerado um homem muito honrado, e quando ele apareceu com o Jon Snow bebê, ele mentiu sobre os pais da criança, porque Robert matava todo e qualquer Targaryen que via. Não fazia sentido Ned ter traído Catelyn.

+++LEIA MAIS: Joaquin Phoenix surge apavorante em teste de câmera para Coringa; assista ao vídeo

A rebelião de Robert e a Batalha do Tridente são elementos de Game of Thrones que os fãs pedem bastante para ver em um spin-off da série.


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO