Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Game of Thrones vs Senhor dos Anéis: no que um é melhor que o outro?

A série da HBO é exaltada pelos fãs de fantasia como a melhor obra recente, devido a algumas diferenças bem sólidas do drama de J.R.R. Tolkien

Redação Publicado em 16/03/2020, às 08h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Senhor dos Anéis/ Game of Thrones (foto: reprodução Warner)
Senhor dos Anéis/ Game of Thrones (foto: reprodução Warner)

Game of Thrones é tido por muitos fãs como um dos melhores produtos audiovisuais de fantasia. A série baseada nos livros de George R.R. Martin é constantemente comparada aos filmes de O Senhor dos Anéis, que adaptam a obra de J.R.R. Tolkien.

Apesar de serem do mesmo gênero, porém, as produções têm grandes diferenças e o apelo delas atraí públicos ligeiramente diferentes. Por isso, listamos quais os pontos fortes de cada franquia, organizados pelo site ScreenRant, para definir qual obra é mais recomendável.


Game of Thrones é bem mais realista

A série da HBO se inspira ma realidade da idade média na Europa para reproduzir conflitos políticos e atmosfera. Os castelos são escuros; as armaduras, sujas e enferrujadas; o linguajar, feio e de baixo calão e, claro, a violência brutal. Forte atrativo para aqueles que buscam uma história mais visceral.

+++LEIA MAIS: Emilia Clarke, de Game of Thrones, quer participar de um projeto divertido: “Algo bobo, tipo os Vingadores”


Senhor dos Anéis tem um mundo muito mais bonito

Por se libertar de compromissos com a realidade, Senhor dos Anéis brilha na hora de mostrar cidades, florestas e cavernas. Tudo carrega uma atmosfera de deslumbramento, principalmente Valfenda, dos elfos, ou Minas Tirith, dos humanos. É uma superioridade visual evidente.

+++LEIA MAIS: Qual música de abertura de série é a considerada a melhor de todos os tempos: Friends ou Game of Thrones?


Game of Thrones tem muito mais personagens femininas fortes

Nada contra Galadriel ou Lady Éowyn, masGame of Thrones possui um elenco feminino muito mais diverso. Desde personagens principais responsáveis por afetar o mundo com as ações, como Daenerys e Arya, até há personagens secundários, como Brienne de Tarth, que roubam a cena algumas vezes.

Apesar de Galadriel e Daenerys serem rainhas, a elfa não participa tão ativamente da guerra do anel como a rainha dos dragões muda Westeros. Éowyn brilha ao matar o Rei Bruxo de Angmar, mas se restringe a esse momento, enquanto Arya tem foco durante toda a série.

+++LEIA MAIS: Fã encontra nova falha inexplicável no final de Game of Thrones: ‘Por que não usaram flechas?’


Senhor dos Anéis tem muito mais fantasia, em diversos sentidos

Os filmes não poupam esforços para dar vida ao mundo descrito por J. R. R. Tolkien. Criaturas incríveis como o Balrog, figurinos impecáveis como o dos elfos e grandiosas batalhas são, talvez, o apelo mais forte da trilogia.

+++LEIA MAIS: 8 livros de fantasia que nunca (nunca, mesmo!) deveriam ter virado filmes: Percy Jackson, Eragon e mais [LISTA]


Game of Thrones tem mais diversidade

O diretor Peter Jackson foi criticado por não colocar um elenco etnicamente diverso nos filmes. Enquanto isso, a obra de Martin incluí vários países com crenças e traços físicos diferentes, como os reinos de Dorne e Braavos, possibilitando um elenco mais inclusivo.

+++LEIA MAIS: Qual filme de fantasia foi eleito o melhor de todos os tempos: Star Wars ou O Senhor dos Anéis?


Senhor dos Anéis tem uma trilha sonora muito mais marcante

O compositor Howard Shore ganhou vários prêmios, como o Oscar de Melhor Trilha Sonora, pelo trabalho extraordinário com Senhor dos Anéis. A música possui profundas nuances e se conecta com cada cenário e momento da história perfeitamente. Sem os temas poderosos, as cenas de Senhor dos Anéisperderiam boa parte do impacto.


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA