Ganhadora de dois prêmios Oscar, Luise Rainer morre aos 104 anos

Atriz faturou as estatuetas com Ziegfeld – O Criador de Estrelas e A Terra dos Deuses

Redação Publicado em 30/12/2014, às 11h53 - Atualizado às 12h52

A atriz Luise Rainer
Adam Butler/AP

A primeira atriz a ganhar dois prêmios Oscar de forma consecutiva, Luise Rainer, morreu aos 104 anos. De acordo com a agência Associated Press, ela não resistiu a uma pneumonia e morreu nesta terça, 30, na casa dela, em Londres.

Galeria: os cinco maiores vencedores da história do Oscar.

Luise Rainer faturou as estatuetas de Melhor Atriz quando o Oscar ainda estava no começo – na oitava e nona edições da premiação, respectivamente, pelos filmes Ziegfeld – O Criador de Estrelas, em 1936, e A Terra dos Deuses, no ano seguinte.

Até hoje, apenas outros quatro atores conseguiram a façanha de vencer o Oscar por dois anos consecutivos: Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Jason Robards e Tom Hanks.

Relembre os discursos mais marcantes da história do Oscar.

Austríaca de origem, Luise não manteve uma carreira duradoura em Hollywood após o sucesso: ela acabou por cair em esquecimento, tendo feito a última participação em um grande filme em 1943. A atriz trocou Los Angeles por Nova York e se afastou das câmeras.

“Quando recebi dois prêmios Oscar, eles pensaram ‘Podem atirar-me para tudo’”, disse ele à AP em 1999, indicando que as vitórias nas premiações podem ter marcado de maneira negativa a carreira dela.

Oscar: dez grandes injustiças da Academia

A única filha de Luise, Francesca Knittel-Bowyer, comentou: “Ela era destemida, audaciosa e extremamente carismática. Se você a visse, nunca a esqueceria”. Assista abaixo ao trailer de Ziegfeld – O Criador de Estrelas (1936), com Luise.