Gay Talese participará da FLIP

Outras atrações da semana literária de Paraty serão a artista Sophie Calle, o crítico musical Alex Ross e uma mesa só com escritores de HQ

Da redação Publicado em 01/04/2009, às 17h47

A organização da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) confirmou terça, 31, a presença do jornalista norte-americano Gay Talese no evento. Perito em Novo Jornalismo, gênero que ajudou a fundar ao lado de nomes como Tom Wolfe e Truman Capote, o autor de Fama e Anonimato terá o livro Vida de Escritor lançado em maio no Brasil.

A organização do evento, que acontece de 1° a 5 de julho, também deu como garantida a presença da francesa Sophie Calle. Artista plástica, fotógrafa e escritora, ela é conhecida por ter convidado, na Bienal de Veneza 2007, 107 mulheres de tudo o que é canto do globo para interpretar uma carta-despedida. A missão - cumprida pelas atrizes Maria de Medeiros e Jeanne Moreau, além da primeira-dama francesa Carla Bruni - era responder ao ex-namorado da artista.

Também vem à 7ª edição da FLIP o crítico musical Alex Ross, crítico de publicações como The New Yorker, Slate e The New York Times e autor de O Resto É Ruído (2007). O livro usa de Richard Strauss a Velvet Underground para traçar um panorama da música contemporânea.

A FLIP terá, pela primeira vez, uma mesa exclusivamente composta por autores de histórias em quadrinhos. Além de Rafael Coutinho, filho de Laerte, o debate contará com Rafael Grampá e os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. Pela obra 5, o trio recebeu, em 2008, o prêmio Eisner, considerado o "Oscar da HQ".

Mais informações você encontra no site da FLIP.