Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

“A banda está mais focada do que nunca”, diz Gene Simmons sobre novo disco do Kiss

Banda também vai lançar livro para colecionador assinado pelos quatro integrantes, revela o baixista

Dan Hyman Publicado em 30/07/2012, às 11h27 - Atualizado em 27/08/2012, às 11h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Declarações de Gene Simmons tiram o Kiss de tributo a Michael Jackson - AP
Declarações de Gene Simmons tiram o Kiss de tributo a Michael Jackson - AP

Faz “apenas” quatro décadas que o Kiss lançou seu álbum de estreia. Mas, segundo Gene Simmons, os titãs do hard rock – que vão lançar seu 20º álbum de estúdio, Monster, em 16 de outubro – ainda têm muita bala na agulha.

Entrevista: líder do Kiss confirma suas más famas.

“A banda está mais focada do que nunca”, disse Simmons à Rolling Stone EUA. “É um ótimo tempo para a banda – revigorada, redefinida, reorientada e renascida”.

Com Simmons e o vocalista Paul Stanley sendo os únicos integrantes originais do grupo, Monster marca o segundo registro consecutivo do Kiss com o baterista Eric Singer e o guitarrista Tommy Thayer (Sonic Boom saiu 2009). Simmons insiste que o novo álbum está lado a lado com os melhores trabalhos da banda.

Monster foi gravado em estúdios de Los Angeles e no arredores da cidade e, como Sonic Boom, foi coproduzido por Stanley e Greg Collins. Embora tenha sido concluído há alguns meses, o baixista diz que não havia nenhum motivo para apressar o lançamento. “Apenas porque você tem muita munição não significa que tem que sair atirando”, diz ele. “Você tem que seguir o seu ritmo.”

As músicas de Monster são agressivas, desde a primeira nota da faixa de abertura e primeiro single “Hell or Hallelujah” à apropriadamente batizada “Wall of Sound”, uma gravação ancorada por uma guitarra serpenteante. O álbum segue até Stanley soltar o lamento final em “Last Chance”.

“Se você gosta de guitarras e bateria, este é o seu lugar”, afirma Simmons. “Nós não estamos fazendo lixo. Não estamos fazendo nada disso. É o básico. Não estamos brincando. Sem baladas, sem coros ou cordas, não há crianças cantando à capela nos vocais de apoio.” Simmons acrescenta que Monster é menos produzido que o clássico Destroyer (1976), e que remete aos três primeiros discos da banda. “Destroyer foi um álbum mais produzido no estúdio”, explica ele. “Para reproduzir Destroyer ao vivo precisaríamos de teclados. Nós amamos isso, mas é um material mais produzido.”

Simmons também admite ter se inspirado em bandas que estão na estrada tocando a íntegra de discos clássicos. Ele tem pensado na possibilidade de tocar Monster do começo ao fim na próxima turnê. “É uma ideia interessante”, diz ele. “Seria o mesmo som do álbum porque foi assim que ele foi gravado. Você não teria que adicionar nada.”

Por enquanto, o músico está curtindo estar na estrada com o Mötley Crüe. “Está sendo fenomenal”, conta ele sobre a turnê, chamada apenas The Tour, que começou nos Estados Unidos na semana retrasada. E como é estar no palco com 62 anos de idade? “Eu sou o Deus que caminha sobre a face deste planeta”, declara.

E como é o estilo do Kiss, ainda há muito mais planejado, além de uma megaturnê e um novo disco. Fora o jogo de adivinhação na página da banda no Facebook, que revela lentamente a arte da capa de Monster, o Kiss lançará nos próximos meses uma edição remasterizada de Destroyer, um DVD intitulado Kissology e um livro de Monster, com edição limitada com fotografias nunca antes vistas e assinado pelos quatro integrantes da banda.

“Você não precisa de um livro para colocar na mesa de centro”, diz Simmons sobre o item de colecionador. “Esta é a mesa.”