George Harrison compôs clássico do White Album dos Beatles com ajuda de um livro; entenda

Depois de voltar da Índia, o guitarrista explorou novos métodos de composição e foi inspirado por um antigo livro chinês

Redação Publicado em 09/09/2020, às 12h12

None
George Harrison (Foto: AP Images)

George Harrison compôs um dos clássicos do White Album, nono disco Beatles, com a ajuda de um livro, segundo o Express UK. Durante a vida, o músico deu uma entrevista à Anthology e contou detalhes sobre o processo de criação do hit “While My Guitar Gently Weeps”.

Na época, o Fab Four tinha acabado de voltar da Índia e estava disposto a experimentar novos métodos de composição. “Eu decidi escrever uma música baseada na primeira coisa que eu visse quando abrisse qualquer livro”, disse o guitarrista.

+++ LEIA MAIS: Vídeo emocionante mostra reação de Paul McCartney ao saber da morte de George Harrison: 'Devastado'

Ele completou: "Eu peguei um livro aleatoriamente, abri e li  ‘gently weeps’, então, coloquei o livro de volta e comecei a música [...] Eu escrevi ‘While My Guitar Gently Weeps’ na casa da minha mãe, em Washington”. 

Harrison ainda revelou que a canção é um “estudo baseado” na teoria sobre o destino apresentada pelo tradicional livro chinês I Ching

+++ LEIA MAIS: Por quanto tempo os Beatles cantam "na-na-na" em 'Hey Jude'? Gráfico tem a resposta - e é assustador

“Eu estava pensando sobre [o livro] chinês I Ching, o Livro das Mutações… O conceito oriental é que qualquer coisa que aconteça estava premeditada e que não existe coincidência - cada pequeno item que está caindo tem um propósito [...] ‘While My Guitar Gently Weeps’ foi um estudo baseado nessa teoria”. 


+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'