Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Glasgow vira centro musical do mundo

ONU concede título à cidade escocesa, casa de The Jesus and Mary Chain e Franz Ferdinand

Da redação Publicado em 20/08/2008, às 15h52 - Atualizado às 16h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Glasgow, o centro musical do mundo, retratada em calendário do Belle and Sebastian - Reprodução
Glasgow, o centro musical do mundo, retratada em calendário do Belle and Sebastian - Reprodução

O jornal britânico The Independent revelou em sua edição desta quarta-feira, 20, que a cidade de Glasgow será nomeada o centro musical do mundo pela Unesco. A notícia vazou do próprio secretário da organização, que cuida das ações culturais da ONU, Koichiro Matsuura, durante uma visita à capital escocesa, Edimburgo.

O The Independent afirma que a cidade receberá a honraria pela importância que dá à música. De acordo com estudo da Unesco, acontecem aproximadamente 127 eventos musicais por semana em Glasgow. A indústria fonográfica local tem quase três mil funcionários contratados, que geram uma renda anual de aproximadamente US$ 139 milhões.

Glasgow ainda é casa de bandas como The Jesus and Mary Chain, Franz Ferdinand, Mogwai, e muitas outras. A pluralidade de estilos também chamou a atenção da Unesco.

O The Independent afirma que a cidade está se preparando para receber mais turistas com o anúncio oficial da ONU. Belle and Sebastian, outra das bandas surgidas na cidade escocesa, lançou no final de 2007 um calendário de fotos de Glasgow. Leia mais sobre o assunto aqui.