Glória Maria relata racismo em clube carioca: ‘Me sentia como macaco no zoológico’

A jornalista inaugurou o retorno do programa Conversa com Bial

Redação Publicado em 19/05/2020, às 08h06

None
Glória Maria no Conversa com Bial (foto: reprodução/ Globo)

Na primeira entrevista após sete meses de tratamento contra um tumor no cérebro, Glória Mariainaugurou a temporada 2020 do programa Conversa com Bial. Entre os temas comentados pela jornalista, destacou-se o relato de um caso de racismo sofrido na companhia de José Roberto Marinho, com quem ela namorou.

No livro biográfico O Poder Está no Ar, do jornalista Leôncio Nossa, conta o caso de Glória Maria. José Roberto, herdeiro do grupo Globo, conta da vez que o porteiro da casa dele esteve no Country Club, estabelecimento frequentado pela elite carioca, com o filho. O garoto sofreu grande preconceito dos sócios presentes. 

+++LEIA MAIS: Filme mais assistido no cinema no Brasil teve somente 62 espectadores; conheça

Ao saber disso, José Roberto decidiu ir ao lugar acompanhado da namorada no dia seguinte, para descobrir qual seria a reação do ambiente. "Foi assim", disse Glória. "Uma coisa que nunca falei, não sei como foi com o menino, mas com nós foi horrível: o clube inteiro olhando praquela mesa, eu não sabia o que fazer."

"Eu não entendia aquela maluquice que era o clube, eu não entendia nada," relata a jornalista. "E eu: 'José, vamos embora, todo mundo olhando pra gente.' E eu não sabia se era porque eu era negra ou se também era porque ele era filho do Roberto Marinho, mas foi um dos momentos mais ruins, mais desagradáveis da minha vida."

+++LEIA MAIS: Regina Duarte cometeu ‘suicídio cultural’ em entrevista à CNN, diz Pedro Bial

"Aquela sensação, eu me sentia como um macaco no zoológico, todo mundo ali, esperando a hora de dar uma banana." Mesmo décadas depois do caso, para Glória Maria o racismo no Brasil não mudou: "Tá racista igual (o Brasil). A única diferença é que hoje as ganham uma proporção maior, mas nada mudou."


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE