Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Godard fará filme sobre Holocausto

Aos 78 anos, ícone da Nouvelle Vague filmará adaptação do best-seller Os Desaparecidos – A Procura de 6 em 6 Milhões de Vítimas do Holocausto

Da redação Publicado em 06/06/2009, às 13h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Holocausto será tema do próximo filme do cineasta francês Jean-Luc Godard, informou o site da revista Empire. Enquanto finaliza Le Socialisme, o ícone da Nouvelle Vague negocia para adaptar às telonas Os Desaparecidos - A Procura de 6 em 6 Milhões de Vítimas do Holocausto, best-seller lançado há três anos por Daniel Mendelsohn, do New York Times.

A gênese do livro ocorreu quando seu autor, cada vez mais intrigado com os comentários de sua semelhança física com um tio morto por nazistas, decidiu investigar a história da família na Segunda Guerra Mundial. Ao longo das páginas, Mendelsohn tenta reconstituir o desaparecimento de seis membros de sua família durante o período, tendo como ponto de partida a pequena cidade de Bolechow, na Polônia.

O diretor de Acossado e O Desprezo já afirmou que a Segunda Guerra foi divisora de águas no século 20 - depois dela, nada, inclusive o cinema, poderia ser como antes. Ele ainda não havia, no entanto, trabalhado diretamente o tema em sua filmografia - nem na fase do coletivo de cinema Dziga Vertov, que durou de 1968 a 1972 e ficou conhecida como a fase mais engajada do cineasta francês.