Godard fará filme sobre Holocausto

Aos 78 anos, ícone da Nouvelle Vague filmará adaptação do best-seller Os Desaparecidos – A Procura de 6 em 6 Milhões de Vítimas do Holocausto

Da redação Publicado em 06/06/2009, às 13h11

O Holocausto será tema do próximo filme do cineasta francês Jean-Luc Godard, informou o site da revista Empire. Enquanto finaliza Le Socialisme, o ícone da Nouvelle Vague negocia para adaptar às telonas Os Desaparecidos - A Procura de 6 em 6 Milhões de Vítimas do Holocausto, best-seller lançado há três anos por Daniel Mendelsohn, do New York Times.

A gênese do livro ocorreu quando seu autor, cada vez mais intrigado com os comentários de sua semelhança física com um tio morto por nazistas, decidiu investigar a história da família na Segunda Guerra Mundial. Ao longo das páginas, Mendelsohn tenta reconstituir o desaparecimento de seis membros de sua família durante o período, tendo como ponto de partida a pequena cidade de Bolechow, na Polônia.

O diretor de Acossado e O Desprezo já afirmou que a Segunda Guerra foi divisora de águas no século 20 - depois dela, nada, inclusive o cinema, poderia ser como antes. Ele ainda não havia, no entanto, trabalhado diretamente o tema em sua filmografia - nem na fase do coletivo de cinema Dziga Vertov, que durou de 1968 a 1972 e ficou conhecida como a fase mais engajada do cineasta francês.