Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Google anuncia fim da censura na China

Em blog oficial, empresa dá detalhes sobre as mudanças; comunicado foi divulgado nesta segunda, 22

Da redação Publicado em 22/03/2010, às 18h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Google não encerrará suas atividades na China e suspenderá a censura com relação às buscas realizadas no site no país. A postura foi anunciada nesta segunda, 22, por meio de um comunicado publicado no blog oficial da empresa.

O Google News e Google Images também não estarão mais sob censura. Agora, os visitantes do Google.cn serão redirecionados para o Google.com.hk, referente a Hong Kong, para buscas livres com chinês simplificado. Usuários de Hong Kong continuarão recebendo os serviços sem censura. Devido às mudanças, a empresa já informa que os internautas terão alguns problemas, como navegação mais lenta e alguns serviços temporariamente indisponíveis.

A empresa disse defender a liberdade de consultas no site e espera que o governo chinês compreenda sua postura. No entanto, sabe que corre o risco de ter seus serviços bloqueados, a qualquer momento, pelos representantes do poder na China. Para tanto, criou um site que monitorará diariamente o funcionamento do Google no país - como forma de possibilitar a todos a consulta para saber se a página da web está disponível ou não.

A discussão acerca da liberação nas pesquisas para os chineses teve início no mês de janeiro, quando a empresa anunciou a medida após um ataque contra os servidores do Google em meados de dezembro de 2009. O serviço foi inaugurado em 2006, com a promessa de obedecer a certas premissas do governo local - as autoridades de Pequim exigem, por exemplo, o veto a pesquisas relacionadas a repressões policiais, movimento pró-independência do Tibete e liberdade de expressão.