Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Gorillaz lança novo app de realidade virtual

Através da câmera do celular, aplicativo insere elementos dos clipes da banda nos arredores dos usuários

Redação Publicado em 12/04/2017, às 13h34 - Atualizado às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Damon Albarn à frente do Gorillaz durante show em Londres, na Inglaterra, em março de 2017 - Mark Allan/Invision/AP
Damon Albarn à frente do Gorillaz durante show em Londres, na Inglaterra, em março de 2017 - Mark Allan/Invision/AP

Após lançar seis músicas do disco Humanz, que quebrará o jejum de seis anos do Gorillaz, a banda anunciou na última terça, 11, um aplicativo próprio. O gadget autointitulado insere elementos virtuais de clipes do grupo no ambiente do usuário, que pode vê-los através da câmera do smartphone.

A tecnologia de realidade virtual permite que o usuário observe e interaja com os itens. Ao tocar nos objetos, são reveladas funções extras - como, por exemplo, uma playlist feita por Russel Hobbs, baterista da banda.

LEIA TAMBÉM

Ouça quatro faixas de Humanz, próximo disco do Gorillaz

Gorillaz estreia músicas de Humanz em show secreto; assista a trechos

Noel Gallagher e Damon Albarn já tocaram Gorillaz juntos

O aplicativo já está disponível para iOS e Android e foi divulgado pela banda em um trailer publicado no YouTube. Veja abaixo:

Os usuários do app terão acesso não só ao conteúdo interativo, mas também a um evento virtual exclusivo de lançamento do Humanz, que será liberado em 28 de abril. “Os fãs serão convidados - via aplicativo - para a Humanz House Party, um evento exclusivo que permitirá que os fãs escutem, pela primeira vez, o novo disco completo”, disse a banda em comunicado.

E as novidades do Gorillaz continuam. Nesta semana, o vocalista Damon Albarn comandou o episódio do podcast Song Exploder, no qual o músico norte-americano Hrishikesh Hirway convida artistas para falarem sobre o processo criativo de suas músicas.

Na ocasião, Albarn descreveu a produção de uma das novas faixas do grupo, “Andromeda”. O rapper D.R.A.M, que faz parceria com o Gorillaz na música, também participou do podcast.

O músico contou que a faixa teve inúmeras versões antes da atual, e, no podcast, é possível conhecer uma delas. Nela, D.R.A.M. está nos vocais principais ao invés de Albarn. O artista também revelou que a música surgiu de sua admiração por “Billie Jean”, de Michael Jackson, e por “I Can’t Go for That”, de Hall & Oates, descritas por ele como “duas das melhores músicas do pop dos anos 80”.

Ouça o episódio completo abaixo:

Humanz é o 11º disco da banda, tem 14 faixas e sucederá The Fall (2010). Além de “Andromedra”, já foram liberadas outras cinco músicas do trabalho: “Let Me Out” (com Pusha T e Mavis Staples), “Saturn Barz” (com colaboração de Popcaan), “Ascension” (com Vince Staples), "We've Got the Power" (em que participam o ex-Oasis Noel Gallagher e Jehnny Beth) e “Hallelujah Money” (com participação de Benjamin Clementine), que havia sido lançada antes do anúncio do novo disco.