Gorillaz lança novo app de realidade virtual

Através da câmera do celular, aplicativo insere elementos dos clipes da banda nos arredores dos usuários

Redação Publicado em 12/04/2017, às 13h34 - Atualizado às 14h31

Damon Albarn à frente do Gorillaz durante show em Londres, na Inglaterra, em março de 2017

Ver Galeria
(2 imagens)

Após lançar seis músicas do disco Humanz, que quebrará o jejum de seis anos do Gorillaz, a banda anunciou na última terça, 11, um aplicativo próprio. O gadget autointitulado insere elementos virtuais de clipes do grupo no ambiente do usuário, que pode vê-los através da câmera do smartphone.

A tecnologia de realidade virtual permite que o usuário observe e interaja com os itens. Ao tocar nos objetos, são reveladas funções extras - como, por exemplo, uma playlist feita por Russel Hobbs, baterista da banda.

LEIA TAMBÉM

Ouça quatro faixas de Humanz, próximo disco do Gorillaz

Gorillaz estreia músicas de Humanz em show secreto; assista a trechos

Noel Gallagher e Damon Albarn já tocaram Gorillaz juntos

O aplicativo já está disponível para iOS e Android e foi divulgado pela banda em um trailer publicado no YouTube. Veja abaixo:

Os usuários do app terão acesso não só ao conteúdo interativo, mas também a um evento virtual exclusivo de lançamento do Humanz, que será liberado em 28 de abril. “Os fãs serão convidados - via aplicativo - para a Humanz House Party, um evento exclusivo que permitirá que os fãs escutem, pela primeira vez, o novo disco completo”, disse a banda em comunicado.

E as novidades do Gorillaz continuam. Nesta semana, o vocalista Damon Albarn comandou o episódio do podcast Song Exploder, no qual o músico norte-americano Hrishikesh Hirway convida artistas para falarem sobre o processo criativo de suas músicas.

Na ocasião, Albarn descreveu a produção de uma das novas faixas do grupo, “Andromeda”. O rapper D.R.A.M, que faz parceria com o Gorillaz na música, também participou do podcast.

O músico contou que a faixa teve inúmeras versões antes da atual, e, no podcast, é possível conhecer uma delas. Nela, D.R.A.M. está nos vocais principais ao invés de Albarn. O artista também revelou que a música surgiu de sua admiração por “Billie Jean”, de Michael Jackson, e por “I Can’t Go for That”, de Hall & Oates, descritas por ele como “duas das melhores músicas do pop dos anos 80”.

Ouça o episódio completo abaixo:

Humanz é o 11º disco da banda, tem 14 faixas e sucederá The Fall (2010). Além de “Andromedra”, já foram liberadas outras cinco músicas do trabalho: “Let Me Out” (com Pusha T e Mavis Staples), “Saturn Barz” (com colaboração de Popcaan), “Ascension” (com Vince Staples), "We've Got the Power" (em que participam o ex-Oasis Noel Gallagher e Jehnny Beth) e “Hallelujah Money” (com participação de Benjamin Clementine), que havia sido lançada antes do anúncio do novo disco.