Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Governo Bolsonaro não consultou OMS para decidir sobre Copa América

Em email à coluna de Jamil Chade, a OMS disse que não foi envolvida em “conversa com autoridades” para a realização do campeonato

Redação Publicado em 02/06/2021, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

O governo Bolsonaro confirmou na terça, 1º de junho, a realização da Copa América no Brasil. A decisão foi tomada apenas um dia depois do pedido da Conmebol e CBF - e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não foi consultada. As informações são do UOL.

Para a realização dos Jogos Olímpicos e campeonatos na Europa, a OMS é uma aliada na organização e planejamento. Em email à coluna de Jamil Chade no UOL, contudo, a Organização admitiu que não foi consultada pelo governo, Conmebol ou CBF para a decisão da realização da Copa América.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro chama de 'idiota' quem cumpre isolamento social: 'Até hoje ficam em casa'

Inicialmente, o evento seria realizado na Argentina, mas a explosão de casos de Covid-19 no país levou ao veto do governo. A Colômbia também foi considerada para sediar o evento, mas cancelou devido aos protestos sociais. Apesar do alto número de casos e mortes pela doença no Brasil, o governo decidiu pela realização do campeonato.

Em email enviado à coluna, a OMS explicou que "não esteve envolvida em qualquer intercâmbio ou conversa com as autoridades relativamente a este torneio [Copa América]", e destacou que ajuda na realização de mega-eventos mundialmente, inclusive antes da pandemia de Covid-19.

+++LEIA MAIS: Para 58% dos brasileiros, Bolsonaro não tem capacidade de liderar o país

“Antes da pandemia, a OMS/OPAS apoiou várias autoridades nacionais na sua avaliação de risco e nos esforços de preparação relacionados com o acolhimento de eventos de futebol (tais como o Campeonato Mundial da FIFA, e torneios regionais de vários tipos),” explicou o email.

Apesar das declarações, a agência de saúde também afirmou que a decisão de sediar o evento é dos organizadores e governantes: "A decisão de organizar, adiar, cancelar ou transferir um evento cabe ao país anfitrião e aos organizadores".

+++LEIA MAIS: Governo Bolsonaro planeja desfile de Sete de Setembro com público de 20 mil pessoas

Os jogos da Copa América ocorrerão em Mato Grosso, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás entre os dias 11 de junho e 10 de julho de 2021. 


+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL