Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Governo federal demorou dois meses para responder proposta da Pfizer

Segundo depoimento de Fabio Wajngarten, o laboratório enviou carta a Bolsonaro em setembro de 2020, mas só teve resposta em novembro

Redação Publicado em 12/05/2021, às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

Nesta quarta, 12, durante depoimento à Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI da Covid), o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten afirmou que o governo federal demorou dois meses para responder proposta da Pfizer para a compra de vacinas. As informações são da Folha.

Segundo Waingarten, no dia 12 de setembro de 2020, a Pfizer enviou carta com proposta a Jair Bolsonaro (sem partido), ao gabinete do presidente, ao ministro da Economia Paulo Guedes e a Eduardo Pazuello, então ministro da Saúde. 

+++LEIA MAIS: Há um ano, Brasil batia 5 mil mortos e Bolsonaro dizia: 'E daí?' - agora são 400 mil

No documento, a Pfizer alertava sobre a importância da rapidez da resposta: "A potencial vacina da Pfizer/Biontech é uma opção muito promissora para ajudar o seu governo a mitigar essa pandemia. Quero fazer todos os esforços possíveis para que doses de nossa futura vacina sejam reservadas para a população brasileira. Porém, celeridade é crucial devido à alta demanda de outros países e ao número limitado de doses".

Contudo, o laboratório não teve resposta até 9 de novembro, dia no qual Waingarten respondeu à carta e marcou uma reunião com Carlos Murillo, então presidente da Pfizer. Apesar de avisar Bolsonaro sobre o encontro, realizado em 17 de novembro de 2020, o presidente não participou.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro sobre tratamento precoce para Covid-19: 'Canalha é aquele que é contra'

O ex-secretário também afirmou que, nas discussões sobre as vacinas, a Pfizer não ofereceu 70 milhões de doses: "As propostas da Pfizer falavam no começo da conversa em irrisórias 500 mil doses".


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL