Grammy 2013 revela os indicados: Black Keys, Jay-Z e fun. são destaque

Mumford & Sons, Frank Ocean e Kanye West concorrem a seis prêmios cada

Rolling Stone EUA Publicado em 06/12/2012, às 09h47 - Atualizado às 13h59

Maroon 5 no show de indicados ao Grammy
AP

O Black Keys conseguiu cinco indicações na 55ª edição do Grammy, que anunciou na madrugada desta quinta, 6, os concorrentes ao prêmio. O cantor Dan Auerbach concorre a um sexto título, o que o coloca no populoso campo de artistas com seis indicações cada, acompanhando Jay-Z, Kanye West, Frank Ocean, Mumford & Sons e o fun.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

A dupla lançou seu sétimo disco, El Camino, no último mês de dezembro. O trabalho concorre a Álbum do Ano e Melhor Disco de Rock, enquanto a música "Lonely Boy" foi indicada a Gravação do Ano, Melhor Performance de Rock e Melhor Música de Rock. Auerbach também concorre ao título de Produtor Não-Clássico do Ano por seu trabalho em El Camino e discos do Dr. John e Hacienda.

A banda de indie pop de Nova York fun. e o cantor de R&B Frank Ocean vão disputar com o Keys o troféu de Gravação do Ano e Álbum do Ano, sendo que eles ainda brigam entre si na categoria Melhor Revelação, integrada também por Alabama Shakes, The Lumineers e Hunter Hayes. O disco Babel, do Mumford & Sons, e Blunderbuss, do Jack White, completam a categoria Disco do Ano, ao lado de Some Nights, do fun., e Channel Orange, de Ocean.

Com "Thinkin Bout You", de Ocean, e "We Are Young", do fun., os outros indicados à Gravação do Ano são "Stronger" (Kelly Clarkson), "Somebody That I Used to Know" (Gotye) e "We Are Never Ever Getting Back Together" (Taylor Swift). "We Are Young" e "Stronger" também foram indicadas à Música do Ano, prêmio diferente do de Gravação do Ano porque é dedicado ao compositor, não ao intérprete. Elas concorrerão contra "Call Me Maybe" (Carly Rae Jepsen), "Adorn" (Miguel) e "The A Team" (Ed Sheeran).

O disco de Jay-Z e West de 2011 Watch the Throne faturou indicações em Melhor Performance de Rap e Melhor Música de Rap por "N***as in Paris", além de Melhor Rap/Colaboração Cantada por "No Church in the Wild". West competirá contra ele mesmo nas disputas de Melhor Música de Rap e Melhor Performance de Rap: sua canção "Mercy" foi indicada nas duas também.

Junto a El Camino, estão indicados como Melhor Disco de Rock Mylo Xyloto (Coldplay), The 2nd Law (Muse), Wrecking Ball (Bruce Springsteen) e Blunderbuss (Jack White). Springsteen e White concorrem a três prêmios cada.

Maroon 5, Ne-Yo, The Who e o fun. se apresentaram durante a cerimônia que anunciou os indicados, realizada em Nashville. O 55º Grammy acontece no dia 10 de fevereiro de 2013. Veja abaixo os indicados das categorias principais e clique aqui para ver a lista completa.

Álbum do Ano

El Camino – The Black Keys

Some Nights – Fun.

Babel – Mumford & Sons

Channel Orange – Frank Ocean

Blunderbuss – Jack White

Gravação do Ano

"Lonely Boy" – The Black Keys

"Stronger (What Doesn't Kill You)" – Kelly Clarkson

"We Are Young" – Fun., featuring Janelle Monáe

"Somebody That I Used To Know" – Gotye, featuring Kimbra

"Thinkin Bout You" – Frank Ocean

"We Are Never Ever Getting Back Together" – Taylor Swift

Melhor Revelação

Alabama Shakes

Fun.

Hunter Hayes

The Lumineers

Frank Ocean

Música do Ano

"The A Team" – Ed Sheeran, compositor (Ed Sheeran)

"Adorn" – Miguel Pimentel, compositor (Miguel)

"Call Me Maybe" – Tavish Crowe, Carly Rae Jepsen and Josh Ramsay, compositores (Carly Rae Jepsen)

"Stronger (What Doesn't Kill You)" – Jörgen Elofsson, David Gamson, Greg Kurstin and Ali Tamposi, compositores (Kelly Clarkson)

"We Are Young" – Jack Antonoff, Jeff Bhasker, Andrew Dost and Nate Ruess, compositores (fun., featuring Janelle Monáe)