Grammy 2021: Qual o melhor Álbum do Ano, segundo a crítica?

Coldplay, Black Pumas, Jhené Aiko, Jacob Collier, HAIM, Dua Lipa, Post Malone e Taylor Swfit concorrem nesta categoria

Redação Publicado em 12/03/2021, às 16h49

None
Women In Music pt. III, de HAIM | Folklore, de Taylor Swfit | Chilombo, de Jhené Aiko (Fotos: Reprodução)

No próximo domingo, 14 de março, acontece a 63ª Edição do Grammy, a partir das 21h (horário de Brasília). Dentre uma das categorias principais da premiação está Álbum do Ano, e, certamente, é uma das mais aguardadas para a noite da cerimônia.

Em 2021, concorrem nesta categoria: Jhené Aiko com Chilombo; Black Pumas com Black Pumas (Deluxe Edition); Coldplay com Everyday Life; Jacob Collier com Djesse Vol.3; HAIM com Women In Music pt. III; Dua Lipa com Future Nostalgia; Post Malone com Hollywood’s Bleeding; eTaylor Swift com Folklore.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 apresentações que prometem ser incríveis [LISTA]

Para entrar no clima da premiação e da categoria de Álbum do Ano, a Rolling Stone Brasil fez um ranking de seis dos oito discos que concorrem - do pior ao melhor, com as notas e críticas do Metacritic

Vale lembrar que as notas do Metacritic, chamadas de Metascore, são calculadas a partir de uma média ponderada de todas as críticas e avaliações das mídias especializadas cadastradas no site.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: Conheça Jhené Aiko, indicada a Álbum do Ano com Chilombo

São apenas seis discos no ranking abaixo, porque Chilombo de Jhené Aiko e Djesse Vol.3 de JacobCollier não foram classificados pelo Metacritc - portanto, não temos uma média das críticas dos álbuns, segundo o site.

Mesmo assim, Chilombo e Djesse Vol. 3são trabalhos fantásticos. Em geral, foram bem-recebidos pela crítica, e apesar de não serem favoritos, têm boas chances de ganhar a categoria.

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Quem é Jacob Collier, indicado a Álbum do Ano


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


5 - Everyday Life - Coldplay

Nota: 73

Lançado no dia 22 de novembro, Everyday Life (2019) é o oitavo disco da banda britânica Coldplay. Dividido em duas partes, Sunrise e Sunset, com 16 faixas de diversos gêneros, e é, provavelmente, o disco mais experimental e político do grupo.

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Qual o melhor disco que concorre a Álbum de Pop Vocal, segundo a crítica?


4 - Black Pumas (Deluxe Edition) - Black Pumas

Nota: 77

Lançado no dia 28 de agosto de 2020, Black Pumas (Deluxe Edition) é o disco de estreia dos Black Pumas, duo composto pelo produtor Adrian Quesada e vocalista Eric Burton. O álbum traz uma combinação impecável de soul, R&B e funk.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: como assistir, horário e mais


3 - Hollywood’s Bleeding - Post Malone

Nota: 79

Com Hollywood’s Bleeding (2019), terceiro disco de Post Malone, o músico explorou diversos gêneros musicais como hip-hop, pop e rock alternativo. O álbum também conta com colaborações com grandes nomes da música Da Baby, Halsey, SZA, Travis Scott e Ozzy Osbourne

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: O que podemos esperar da apresentação de Harry Styles?


2 - Empate: Taylor Swift e Dua Lipa

Folklore - Taylor Swift

Nota: 88

Folkloretrouxe um lado íntimo, complexo, profundo e sensível de Taylor Swift com uma sonoridade que brinca com o folk e com o pop. Lançado de surpresa no dia 24 de julho de 2020, o disco foi aclamadíssimo pela crítica - e tem grandes chances de levar o Grammy Awards de Álbum do Ano.

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 curiosidades sobre Folklore, disco indicado de Taylor Swift [LISTA]


Future Nostalgia - Dua Lipa

Nota: 88

Lançado no dia 27 de março de 2020 e aclamadíssimo pela crítica, Future Nostalgia é o segundo disco da carreira da britânica Dua Lipa. Com elementos do pop oitentista e uma estética retrô, o álbum representa a maturidade e evolução musical da cantora. 

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas que evidenciam a maturidade musical de Dua Lipa [LISTA]


1 - Women in Music Pt. III - HAIM

Nota: 89

Um dos favoritos para a categoria,Women In Music Pt. III é o terceiro disco do trio Haim, lançado em junho de 2020. O álbum de pop rock passeia por diversos estilos como R&B e folk-pop, além de apresentar um lado mais intimista das irmãs Este, Danielle e Alana Haim.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas para entender a trajetória de Haim, banda indicada a Melhor Álbum


+++ LAGUM: 'BUSCAMOS SER GENUÍNOS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL