Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Grammy passa a reconhecer discos lançados apenas em serviços de streaming

Álbuns como o elogiado Coloring Book, do cantor Chance the Rapper, agora podem concorrer a prêmios na cerimônia

Rolling Stone EUA Publicado em 17/06/2016, às 17h46 - Atualizado às 17h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da mixtape <i>Coloring Book</i>, de Chance The Rapper - Reprodução
Capa da mixtape <i>Coloring Book</i>, de Chance The Rapper - Reprodução

A Academia de Gravação mudou as regras para que discos e músicas lançados apenas em serviços de streaming sejam elegíveis em prêmios do Grammy. Previamente, os lançamentos tinham que ser tocáveis em um CD player – ou, pelo menos, ter a opção de download – para serem considerados e poderem angariar um gramofone.

A Academia anunciou uma série de revisões e mudanças em seu regulamento na última quinta, 16, com o reconhecimento dos lançamentos em streaming como o ponto mais impactante. Agora, com as novas regras, por exemplo, o recém-lançado álbum Coloring Book (foto), de Chance the Rapper – que chegou ao oitavo lugar das paradas norte-americanas –, pode ser elegível.

Para um LP exclusivo de streaming ser elegível na cerimônia de premiação de 2017 ele tem que ter sido lançado em uma grande e paga plataforma de streaming, com qualidade de alta-definição comparável à do CD. Este é o tipo de serviço oferecido pelo Tidal, a marca de Jay Z, por exemplo.

LEIA TAMBÉM

Lembre a lista de vencedores do Grammy 2016

Kendrick Lamar, Taylor Swift e Alabama Shakes foram destaque no Grammy 2016

Coloring Book, de Chance The Rapper, tem participações de Kanye West e Justin Bieber

A Academia de Gravação também mudou a maneira como os indicados ao prêmio Melhor Artista Revelação são escolhidos. Anteriormente, os elegíveis precisavam ter lançado pelo menos um álbum, mas agora a Academia vai considerar aqueles que lançaram entre cinco e 30 músicas ou no máximo três álbuns na carreira.

Artistas passam a ficar inelegíveis se tiverem sido indicados mais de três vezes na categoria ou se foram integrantes de uma banda que já tenha sido indicada mais de três vezes. Eles também precisam ter “provocado algum tipo de inovação na consciência do público e impactado o cenário musical durante o período de elegibilidade.”

A 59ª cerimônia de premiação do Grammy acontece em 12 de fevereiro de 2017.