Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Grammy renomeia categoria de World Music para evitar ‘conotação de colonialismo’

Academia mudou o termo para ser mais "relevante, moderno e inclusivo"

Redação Publicado em 03/11/2020, às 17h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prêmio Grammy (Foto: Reprodução)
Prêmio Grammy (Foto: Reprodução)

O Grammy anunciou a mudança de nome da categoria Melhor Álbum de “World Music” (“música do mundo”, em português). Feita para artistas que não-ocidentais, a premiação foi renomeada para evitar “conotação de colonialismo”, segundo declaração da Academia. As informações são do The Guardian.

+++LEIA MAIS: Emicida, Pabllo Vittar, Elza Soares e mais: Veja os indicados ao Grammy Latino 2020

Em meio aos debates de colonialismo e racismo presentes na cultura, o Grammy anunciou que a categoria foi renomeada para Melhor Álbum de “Global Music” (“música global”, em português) para garantir um “termo mais inclusivo”

De acordo com o comunicado da Recording Academy, a mudança ocorreu à medida que “continuamos a abraçar uma mentalidade verdadeiramente global... Durante o verão, conversamos com artistas, etnomusicólogos e linguistas de todo o mundo que determinaram que havia uma oportunidade de atualizar o melhor categoria de álbum de world music em direção a um termo mais relevante, moderno e inclusivo”.

+++LEIA MAIS: Como categorias ‘urbanas’ criam barreiras para músicas e danças negras e perpetuam o racismo

A declaração também explicou a importância da renomeação: “A mudança simboliza um afastamento das conotações de colonialismo, folclore e "não americano" que o termo anterior incorporava enquanto se adaptava às tendências atuais de escuta e evolução cultural entre as diversas comunidades que pode representar”.

O site The Guardian lembrou que o termo “world music” surgiu no Reino Unido para ajudar a vender a música de artistas não-ocidentais. Alguns brasileiros já foram premiados pela categoria, são eles: Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso e João Gilberto.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ TERNO REI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO