Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

‘Grande erro’ do governo Bolsonaro na pandemia foi não orientar população, afirma Mourão

Em entrevista, o vice-presidente Hamilton Mourão também falou sobre a relação com o presidente Jair Bolsonaro

Redação Publicado em 23/06/2021, às 09h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vice-presidente Hamilton Mourão (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)
Vice-presidente Hamilton Mourão (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

O general Hamilton Mourão (PRTB) disse, em entrevista à GloboNews, que o maior erro do governo federal durante a pandemia foi não orientar a população. Segundo informações da Folha, o vice-presidente também admitiu que não foi procurado por Jair Bolsonaro (sem partido) para conversa sobre reeleição.

Durante conversa, Mourão citou companhas de vacinação realizadas no Brasil em outras épocas, e comentou sobre a falta de orientação à população: “Esse foi o grande erro. Isso teria sido um trabalho eficiente do nosso governo.”

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar vacina Coronavac: ‘Não tem comprovação científica’

O vice-presidente não negou suposta conversa com o ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello na qual teria criticado o colega por não ter ido para a reserva ocupar um cargo político do governo de Jair Bolsonaro. Apesar de não revelar o teor do encontro, fez ressalvas sobre a atitude de Pazuello:

"Ele já tinha atingido o patamar mais elevado no Exército e era hora de passar para a reserva. Ele teria mais liberdade de manobra para trabalhar," afirmou. Em seguida, Mourão disse: "Pazuello não é o Exército nem o Exército é o Pazuello, apesar dele ser um militar."

+++LEIA MAIS: Mourão fala em ‘falsificação e venda no camelô’ de ‘passaporte da Covid’

Ainda, Mourão explicou que o fato de Pazuello ter sido escalado para o ministério, não significa uma intervenção militar na pasta: "O Exército não foi escalado para controlar o Ministério da Saúde. O presidente escolheu o Pazuello, que casualmente levou 10, 12 doze militares para trabalhar com ele."

Relação entre Mourão e Bolsonaro 

Segundo a Folha de S. Paulo, o vice-presidente também falou sobre a relação com Bolsonaro, e citou os recentes acessos de fúria do chefe de Estado: "Ele passou a sofrer críticas desde o dia menos um. Às vezes, é aquela história, o camarada se irrita. Tem dias em que a pessoa se irrita."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar imprensa e manda repórter calar a boca: 'Vocês são uns canalhas'

Mourão disse não ter sido convocado pelo presidente para conversas sobre a reeleição, e negou querer ocupar o cargo de Bolsonaro. Ainda, o vice afirmou ser leal, principalmente, à Constituição brasileira: 

"Prestei um juramento quando fui empossado. Mas eu não vejo hoje, apesar de todas as turbulências, que em algum momento o nosso governo e em particular a pessoa do presidente Bolsonaro tenha atravessado aquele rubicão, aquela linha-limite de alguma atitude que seja prejudicial à nação como um todo," afirmou.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro afirma que contaminação por Covid-19 é mais eficaz que vacina


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL